spoiler visualizarRebeca â® 14/07/2021
O amor que pode destruir o mundo; ou elevá-lo em glória.
?A dor pode ser tão ruim que o impede de respirar, mas é isso que significa ser humano. Nós perdemos, nós sofremos, mas temos que continuar respirando.?
Cassandra Clare e sua capacidade de despedaçar os corações dos leitores num no capítulo, e no seguinte nos feliz. E também com sua capacidade de destruir o emocional no último livro de suas sagas.
Eu tinha muitas críticas sobre Os Artifícios das Trevas e sobre o plot as vezes meia-boca, ainda tenho algumas, mas nesse livro fui surpreendida. Eu tinha visto que essa história, na questão política, era uma critica ao governo Trump, e conforme você vai observando, de forma sutil, foi mesmo. A Cassandra como sempre, trás a importância de lutar por uma sociedade não perfeita, mas que aceita as diferenças. Que ao desperdiçarmos nosso direito de usarmos nossa voz, estamos sendo de certa forma convenientes. E que, infelizmente, sempre haverá uma minoria intolerante, mas enquanto também houver empatia e resistência, podemos acreditar em um futuro melhor.
A história ter sido dividida em três partes foi muito bom, nenhuma delas deixou a desejar (talvez só a primeira, um pouquinho.) Eu já sabia sobre Thule, sabia que era ruim, mas não sabia que era TÃO ruim. Cassandra jogou na cara de muita gente, inclusive eu, que a Clary foi uma verdadeira heroína e que sem ela, o mundo dos Caçadores de Sombras estaria perdido há muito tempo. Sobre Zara e Horace, não entendo porque aquele cara nojento morreu e a desgraçada da filha dele não. Estou REVOLTADA pela Tropa ter tomado Idris, eles destruíram minhas fantasias. Não sei o que esperar do Jace de Thule e tenho fé que o Ash não será como o pai, mas sinto que história está se repetindo. Os problemas da ruivinha angelical e dos Caçadores de Sombras não vão acabar tão cedo.
Emma e Julian conseguiram parar de me irritar um pouco. Mas essa compulsão deles por sexo ainda é ridícula (o corpo da Livvy não tinha nem esfriado e eles já tavam tirando a roupa, péssimo). Apesar disso, é impossível não torcer por eles, mesmo que eles não tenham me cativado tanto assim. Sobre a solução para a maldição parabatai e os gigantes Nephilim, eu já imaginava algo parecido, mas o resultado realmente foi muito mal feito. Muito fácil. Enfim, eles são fofos e que sejam felizes.
Mark, Cristina e Kieran FINALMENTE ficaram juntos. A forma como isso aconteceu foi muito linda. Fiquei tão feliz ao ver mais sobre o Kieran, e ao ver a ascensão dele como Rei da Unseelie. Assim como a junção de Mark e Cristina na Aliança com o Submundo. A Cristina é tão doce, e me conquistou desde o primeiro livro. Sempre gostei muito do Mark, e ao ver como ele é parecido com o Alec, finalmente entendi o porquê.
Alec. Ah, Alec Lightwood. Que livro foi esse pra você, cara? Sendo um dos meus personagens favoritos nesse universo e um dos que mais evoluiu, não pude ficar mais orgulhosa por esse menino que um dia foi tão tímido ter se tornado a maior autoridade da Clave, mesmo que sob certas situações. E o principal motivo pra ele ter aceitado esse cargo deixa tudo mais lindo ainda. Chorei no casamento Malec, ao ver eles com seus filhos, eles merecem ser muito felizes juntos.
Assim como aqueceu meu coração ver Jace e Clary e Simon e Isabelle finalmente felizes.
"? Não quero que digam ?Alec Lightwood lutou na Guerra Maligna?, nem mesmo ?Alec Lightwood foi Cônsul?. Quero que pensem ?Alec Lightwood amou tanto um homem que mudou o mundo por ele?.
Alec estendeu as mãos, e Magnus as pegou. Ele encarou os olhos azuis de Alec, exatamente da cor de sua magia, e sentiu muita calma, uma paz maior do que qualquer paz que já havia conhecido."
Kit e Ty foram uma questão bem difícil. Mas a conexão deles foi feita de uma forma muito delicada. Passei a gostar mais do Kit e a entende-lo melhor. Fico feliz que ele vá morar com Jem e Tessa, porque eles merecem ser felizes e o Kit precisa de uma família cheia de amor. Pelo Ty, o que ele fez foi errado, mas eu entendo o desespero dele. Não tenho certeza de que ele vai superar, mas com a ajuda da Dru, sei que ele está tentando.
Eu realmente não sei o que esperar de The Wicked Powers com esses três + Jaime ou do que irá acontecer agora que os Caçadores de Sombras não tem mais Idris. Mas tenho certeza de que a Cassandra Clare está bolando uma história que vai estilhaçar os corações e nos elevar, uma história cheia de perdas e ganhos, cheia de amor e aprendizagem, de batalhas e evoluções, de famílias, conflitos, amores e uniões. E tenho certeza de que será digno do Mundo das Sombras.
Só não tenho certeza de que estou pronta pra isso. Pro fim desse universo que tanto amo. Mas ainda tem muito tempo até lá. Então Ave Atque Vale, Os Artifícios das Trevas.