Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca




Resenhas - Sobre a brevidade da vida


441 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


nandinho da nike 30/07/2024

A vida em Sêneca.
"...nenhum dano pode ser causado aquele que se dedicou à sabedoria."

Nesta obra Sêneca nos apresenta um modo ideal de viver melhor e críticas ao modo desvirtuoso de viver.
A arte do viver, segundo Sêneca, vai muito além de algarismos, é sobre fazer bem a si mesmo, só estando cada vez mais próximos à virtude, livres de nossos vícios e amores mundanos poderemos ter um espírito mais puro, assim, aptos a fazer o bem à sociedade.
Particularmente gostei muito dos capítulos XIV e XV em que o filósofo mostra a fundamental importância do amor à filosofia na arte do bom viver.
Uma leitura simples, carregada de reflexões ao bom leitor.
comentários(0)comente



Nathalia 23/07/2024

No início do ensaio, Sêneca aborda a queixa comum de que a vida é curta demais. Ele argumenta que a vida não é necessariamente curta, mas que muitas pessoas não sabem como utilizá-la corretamente. A brevidade da vida, segundo Sêneca, não é uma questão de tempo, mas de como o tempo é gasto.

Sêneca observa que muitos passam a vida ocupados com atividades fúteis e prazeres efêmeros, negligenciando o desenvolvimento pessoal e intelectual.
Ele critica aqueles que gastam seu tempo em busca de riquezas, poder e status, esquecendo-se do que realmente importa.

O tempo é visto como o recurso mais valioso que temos, pois é irrecuperável. Sêneca enfatiza a importância de valorizá-lo e utilizá-lo de maneira sábia.
Ele sugere que, ao invés de reclamar da brevidade da vida, devemos aprender a aproveitar cada momento ao máximo.

"Sobre a Brevidade da Vida" é uma obra que continua a ressoar com os leitores modernos, pois aborda questões atemporais sobre o uso do tempo e a busca por uma vida significativa. Sêneca nos lembra que a verdadeira riqueza não está nos bens materiais, mas no tempo bem gasto e nas experiências enriquecedoras.

A leitura deste ensaio nos incentiva a reavaliar nossas prioridades e a fazer escolhas conscientes sobre como queremos gastar nosso tempo. Ao seguir os conselhos de Sêneca, podemos aspirar a uma vida mais plena, focada em valores duradouros e na busca constante de sabedoria.

A mensagem central de Sêneca em "Sobre a Brevidade da Vida" é clara: a vida é suficientemente longa para aqueles que sabem aproveitá-la. O ensaio é uma chamada à ação para que sejamos mais conscientes de como utilizamos nosso tempo, buscando viver de maneira mais intencional e significativa.
comentários(0)comente



Aghata14 16/07/2024

A vida é breve, longa, a arte.
A leitura desse livro parece com algo como você sentado em um fim de tarde olhando o pôr do sol e aí você se vê pensando na vida, refletindo quanto ao presente, o passado e como será o futuro.

Será que estou perdendo meu tempo? Será que estou dando valor as coisas certas?


O livro é curto, é uma boa leitura e reflexão.

?Pequena é a parte da vida que vivemos, pois todo o restante não é vida, mas tempo.?
comentários(0)comente



Elizabeth 16/07/2024

...é extremamente breve e agitada a vida dos que esquecem o passado, negligenciam o presente e receiam o futuro...
comentários(0)comente



Mariane.Alves 14/07/2024

Estoicismo
A filosofia de vida estoica nos ensina muito sobre como viver de maneira a aproveitar a vida de verdade: com princípios, de maneira comedida e com o estudo da filosofia. Esse livro nos ensina a não buscar glória, fama ou poder e nem a esperar a velhice para buscar a sabedoria.
comentários(0)comente



elieltoncastr_ 06/07/2024

"[...] desejais tudo como imortais
A leitura me arrebatou não somente pelo tema em si, mas (principalmente) pela abordagem do tema, pela maneira de situar o leitor a encarar a si próprio, a forma como se submete ao gozo (seja ele pautado pelo ônus ou pelo bônus do viver). Não há nada mais viciante do que criar justificativas para sermos como somos, agir como agimos, porém, no final das contas, não é o outro: és tu e teus desejos!
Ao dissertar sobre a brevidade da vida (abreviada somente se assim se escolher fazê-lo), Sêneca dedilha a existência. Esta edição traz dois textos de Sêneca, "Sobre a brevidade da vida" e "Sobre a firmeza do sábio". Embora o segundo tenha proporcionado uma boa leitura, esta resenha diz respeito somente ao primeiro.
comentários(0)comente



isabstyle 02/07/2024

"ter trabalhado tanto por uma inscrição num túmulo!"
Me surpreendi com o quão atual esse livro foi, com ressalvas, mesmo sido escrito há quase 2 mil anos. Marquei boa parte do livro, pra voltar a ler quando precisar de um "acorda pra vida".

"o fato de muitas vezes os dias lhes parecerem longos, ou porque se queixam de as horas custarem a passar até que chegue o momento do jantar; pois, se porventura as ocupações os abandonam, sentem-se desertados e inquietam-se mesmo no lazer, nem sabem como dispor dele ou matá- lo. Portanto anseiam por uma ocupação qualquer, e todo intervalo de tempo entre duas ocupações lhes é um fardo."
Gleidson Pedro 02/07/2024minha estante
Né, esse seu final é correlato ao que li esses dias, que hj evitamos o ócio/tédio por meios de discursos q devemos ser constantemente produtivos, isso pq se permitir ao tédio talvez te possibilite a refletir sobre toda essa amálgama que é vc e onde sua vida está indo, para alguns pode ser, por falta de termo melhor, depreciativo!




João Carlos T F 23/06/2024

Breve
Me vez refletir muito sobre a vida, trabalho e o futuro. Também me fez me importar mesmo com algumas coisas e mais com outras.

É muito interessante ler um livro tão antigo, pretendo ler outros mais.
comentários(0)comente



Mariana113 23/06/2024

Todo segundo conta
Muitas vezes vivemos pensando no final, o que será do futuro, como faremos em situação X ou Y e o tempo é desperdiçado como se pudéssemos voltar no passado.

A vida é breve e feita para o momento presente, enquanto os homens ocupados e os tolos não percebem esse fato deixam de aproveitar a efemeridade da existência, e quando percebem já é tarde demais como no poema O tempo de Mario Quintana.

"Agora é tarde demais para ser reprovado?
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas?"
comentários(0)comente



Eduarda2130 22/06/2024

Antiguidade x contemporaneidade
O começo foi muito interessante, apesar de ser um livro escrito durante a antiguidade clássica, trouxe reflexões muito atuais e pertinentes. Mas, apesar disso, ainda fica claro que a obra foi escrita em um tempo ultrapassado.
Foi uma boa leitura, um livro curto e meditativo.
comentários(0)comente



Géss 22/06/2024

Para ser ler com calma, degustando cada vírgula. Terminei e queria mais! Me trouxe ricas reflexões.

"A união de todos os tempos em um só momento faz com que sua vida seja longa".

"Se desejar saber o quão breve é a sua vida, que calculem quão exígua é a parte que lhes toca".
comentários(0)comente



Marcela115 14/06/2024

Um acontecimento
Eu já reli esse livro umas 3 vezes, por que sem brincadeira, ele é um acontecimento na nossa vida, tem sua visão de mundo antes e sua visão depois dele, e elas são muito diferentes. Acredito que deveria ser leitura obrigatória a qualquer um!
comentários(0)comente



Deivid Pereira 13/06/2024

Os romanos eram brilhantes...
Um excelente livro para começa a refletir quanto o nosso tempo é escasso, valioso, e como nós o desperdiçamos. Os romanos e gregos eram incríveis.
comentários(0)comente



Luana 07/06/2024

Atemporal
Seneca fala principalmente sobre tempo - tempo ocioso, tempo desperdiçado, tempo dado aos outros. Imediatamente, ao iniciar a leitura, já soube que iria gostar, pois sou da opinião que qualquer recurso pode ser recuperado na vida, à exceção do tempo.

Não é surpreendente pensar em como suas ideias ainda estão vivas e relevantes nos dias de hoje.
comentários(0)comente



ronaldsilvadev 06/06/2024

A obra fala sobre muitos assuntos do dia a dia, principalmente sobre nossas mania de falarmos que não temos tempo de fazer as coisas ou que a vida passa rápido demais. Ele mostra para o leitor como apreciar seu próprio tempo e organizar sua vida, em outras palavras, ele nos ensina a 'como viver
comentários(0)comente



441 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR