Juliana 14/03/2018
Senhores da Terra
Olá Cronistas,
Nosso livro da resenha de hoje é “Senhores da Terra”. Este livro foi escrito por Don Richardson, o mesmo autor de O Fator Melquisedeque e O totem da Paz (clique no título para ler as resenhas). E se você gosta do tema de missões transculturais, também vai gostar bastante deste livro.
Este livro conta a história do missionário britânico, Stanley Dale, e de outros missionários, que se dedicaram a trabalhar com o povo Yali, que vivem na Papua, nova Guiné (ilha próxima ao continente australiano).
Claro que apenas a mudança de país não seria o único diferencial desta história verídica. Os yalis eram um povo de hábitos canibais; seus guerreiros eram implacáveis (“Senhores da Terra”); e muito rigorosos quanto suas duras leis religiosos, sendo capazes de punir com a morte quem as desobedecesse.
No inicio da história é contado um dos casos em que uma das leis religiosas foi quebrada e punida com a morte (entre outros casos). Como resultado, houve uma comoção dentro da família do indivíduo falecido, e deixaram de aceitar aquela regra como verdade, mas ainda não tinham como questionar sobre isso, o evangelho ainda não tinha chegado até eles, ainda.
Don Richardson nos conta sobre as dificuldades de se apresentar uma nova religião para um povo inteiro; sobre como o exemplo pode ser mais forte do que as palavras; mas principalmente, sobre confiar que deus fará a obra que é dEle, mesmo que você não veja os resultados.
Neste livro, o autor não fala sobre sua experiência pessoal com o povo Yali, por isso, acredito que este livro seja uma homenagem a outros missionários, que também se dedicam e que entregam suas vidas completamente para missões.
Sem dúvida, este é um testemunho surpreendente e impactante, que conta sobre coragem, fé e amor ao próximo (independente de quem ele seja) em um nível que deveria ser cotidiano para todos nós, cristãos.
site: http://www.julicronicas.com.br/2018/03/senhores-da-terra.html