Nati 27/03/2019"It was one of the things that she liked best when her mother told her the stories: villains could be heroic, and heroes could do evil."Eu simplesmente adorei esse livro. Muito divertido, fluído e gostoso de ler, é um prato cheio para os fãs do Rick Riordan (que aparentemente vem fazendo escola), até por que o estilo aqui lembra muito os primeiros livros de Percy Jackson. Já tinha outras séries da Roshani, mas nunca tinha pego nada da autora para ler de fato, e agora estou animada para conhecer outras histórias da autora. Ela tem muita facilidade em pegar a cultura e mitologia indiana, que é pouquissimo explorada em literatura fantástica, principalmente YA/infanto-juvenil, e dar um twist original e divertido, além de ensinar um pouco através da história.
A Aru é uma personagem muito relacionável e legal de se acompanhar. Ela tem seus defeitos, porém vai evoluindo muito ao longo da série, assumindo sua posição como heroína e encontrando seu lugar. A amizade dela com a Mini é muito legal, já que as duas são bem opostas, mas uma complementa bem a outra e dependem uma da outra para sair das enrascadas em que se metem. Tem personagens muito carismáticos e momentos hilários. Gostei muito também do fato de que, apesar de ter aquela velha história do bem contra o mal das lendas, os personagens transitam bem naquilo de que nem todo vilão é necessariamente um poço de maldade e nem todo herói é super virtuoso e não sai uma linha do lugar, e isso vai definir muito da trama e dos acontecimentos finais.
A trama é bem simples, é aquele livro inicialzão que serve para introduzir os personagens, o grande arco da série e a cultura/universo. Nesse ponto, quem leu qualquer dos outros livros do Riordan (ou qualquer primeiro livro de série de fantasia) não vai achar muitas inovações. Não tem também grandes plot twists, mas tem vários momentos 'tensos' e o desfecho é bem satisfatório e bem feito, deixando ainda aquelas pontas soltas e um gostinho do que está por vir que dá vontade de continuar acompanhando a Aru e suas aventuras.
Uma das coisas mais legais da Rick Riordan Presents, que é o selo do tio Rick, é justamente o fato de que ele apresenta histórias baseadas em mitologias que não são muito mainstream, e portanto pouco trabalhadas e aproveitadas na fantasia, saindo do clássico greco-romano/nórdico, e promove autores dessas culturas, que tem muita propriedade para tratar desses assuntos, divulgando-os e ainda incluindo muita representatividade nesse universo gigante que ele criou (já que, como dá pra perceber pelos títulos já anunciados do selo, praticamente todos os protagonistas são POC - people of color). Bem curiosa não só para o próximo volume dessa saga, mas também pelos próximos lançamentos do selo!