A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Kaori 17/11/2024

As expectativas estavam altas e mesmo assim me surpreendi
Eu tenho repensado no que eu gosto de ler e o gênero (?) dark academia me interessou assim que eu soube o que ele compreendia. Eu já tinha lido um outro dessa temática e, sabendo que A história secreta é como um expoente do dark academia, eu tinha muita expectativa sobre ele. A escrita da Donna é realmente um acontecimento. A ambientação, a interação entre os personagens, suas motivações e personalidades... nossa, é tudo tão bem descrito, embora às vezes o texto torna-se um pouco cansativo. Mas no geral, minha experiência de leitura desse livro foi insana de boa, me senti ali com os personagens. Outra coisa que gostei foi o narrador não confiável, mas ainda assim foi o personagem que me apeguei menos. Eu li em formato ebook mas gostei tanto que quero comprar a versão física e reler, virou um dos meus favoritos.
comentários(0)comente



Joao.Pedro 15/11/2024

Jovens não sendo jovens
Não tem como negar que a Donna Tartt sabe escrever muito bem, a forma como ela descreve o que está acontecendo e o que o protagonista está pensando é muito bem feito.
Expectativa é algo complicado e a forma como eu via as pessoas fallando deste livro me fez criar uma expectativa muito alta. O problema para mim foi que as coisas mais interessantes que acontecem no livro são somente citadas e pouco aprofundadas, obviamente isso é algo proposital mas para mim seria mais interessante se a gente tivesse um pouco mais dos acontecimentos ou mais da aula que é algo mencionado no livro como algo misterioso e que esconde um monte de segredos e no final é só uma aula mesmo e tudo bem ser só uma aula mas a forma como os alunos agem durante o livro e todas as atitudes que eles tomam tem sim como causa as aulas e o meu maior interesse era em o que estas pessoas estão discutindo e aprendendo que faz com que elas ajam assim.
A maior parte do livro nos vemos o grupo principal tendo normalmente conversas mais mundanas e tem sim momentos muito interessantes mas eu quero saber mais o que se passa na cabeça deles, o próprio protagonista questiona os colegas mas parece que não questiona o suficiente.
Todos eles são pessoas bem detestáveis mas acho que aí está onde a autora se destaca por que você consegue acompanhar a história deles mesmo não gostando deles.
Acho que este é um daqueles livros que vai ser mãos interessante para algumas pessoas do que outras e no meu caso no foi muito interessante, foi um livre que eu achei nem interessante no começo mas que foi me perdendo com o passar do tempo (eu também achei muito longo).
comentários(0)comente



Clarissa132 13/11/2024

Amei
Minha melhor leitura do ano.
Fazia tempo que não ficava obcecada por um livro, eu amei.
Donna Tartt tem uma escrita cativante, uma construção de trama e personagens que nos envolvem, cheguei a sonhar com o livro, coisa rara.
bella 15/11/2024minha estante
oie! leu ele fisico? onde comprou?


Clarissa132 16/11/2024minha estante
Li físico, eu comprei ele na shopee, queria essa edição pq achei mais bonita e é menor. Ah, comprei usado la


bella 18/11/2024minha estante
obrigada!! achei essa edição mais bonita e consegui achar um usado dps de mt procurar kkkkkkk ?




enwgame 12/11/2024

Consummatum est
Esperava que fosse um baque, mas não esperava que me atingisse com tanta força. a sinopse e o prólogo já davam um gostinho do que viria, mas nada me preparou para a montanha-russa emocional que seria essa leitura. a cada página, um novo plot twist me surpreendeu e quando pensei que tudo estava se encaixando, parecia que já não sabia de mais nada. a trama é tão envolvente que me senti presa à história e incapaz de parar de ler.
acompanhar a jornada dos personagens é uma experiência intensa e perturbadora. eles são complexos, duvidosos e, muitas vezes (a maior parte delas), repugnantes. sua ações e motivações nos levam a questionar a natureza humana e os limites em várias situações. a escrita da autora, que achei impecável e riquíssima em detalhes, é capaz de nos fazer ter piedade e raiva dos personagens ao mesmo tempo.

eu amei do começo ao fim, é realmente uma obra que me marcou e acho que vou passar um bom tempo pensando sobre esse livro ainda
comentários(0)comente



Anie.Clara 08/11/2024

"Creio que meu mestre planeja morrer em breve"
Gosto de crimes, então automaticamente fiquei ansiosa para essa leitura. Não esperava receber a vítima e os responsáveis pelo assassinato logo de cara, mas como amo spoilers, isso não me impediu de ficar interessada; adoro saber o motivo por trás das coisas.

Desde do início reparei que Richard não era um narrador confiável. Donna foi uma gênia por criar um caráter incrível capaz de nos dar uma narrativa tão duvidosa igual a essa (odeio o Richard, mas ele não deixa de ser um ótimo personagem).
Todos do grupo foram nitidamente escritos para não serem levados a sério. Pesquisei sobre o audiobook, e reparei que a forma que Tart lê o livro é totalmente sarcástica. Isso só se comprovou mais quando me peguei rindo das ações totalmente incoerentes e irracionais dos personagens. É tudo tão absurdo que chega a ser cômico. Ninguém é inocente.

A autora constrói um ambiente escuro, melancólico, desconfortável, mas ao mesmo tempo envolvente. Demorei a ler, porém não perdi o ritmo. Concordo com a opinião de muitos sobre a quantidade de páginas, apesar disso não ter me incomodado tanto.

Gostei muito do final. Acho que os personagens mereceram o fim que tiveram. Não é o tipo de história que vou ler novamente, mas isso não significa que ela não deixou um impacto em mim. É tão ruim que chega a ser bom. Donna Tart é insana, mas também uma gênia.
comentários(0)comente



laviniax 07/11/2024

Fantástico, mas
Fantástico, bonito, requintado, verdadeiramente arrasador mas muito questionável!!! porque richard não é um narrador confiável e em certo ponto todos são malucos. do meio pro final fica meio arrastado e dá uma sensação estranha? sim, mas ainda assim é melhor do que muitos por aí. gostei de cada um deles em certos momentos e odiei todos eles, com exceção de francis, em outros momentos. fiquei realmente triste com os finais ordinários desse grupo de tamanho destaque entre os comuns, mas não vejo como poderia ter sido diferente.
(eu sinceramente achei em dados momentos que o henry fosse um demônio, vampiro ou algo assim kkkkkk)
comentários(0)comente



Camila Oliveira 31/10/2024

Suspense interessante
Confesso que esperava muito mais pelas avaliações, mas também estava em um momento que não estava conseguindo ler muito, ficou bem arrastado para mim. É um livro grande e denso, precisa de um esforço no inicio porque tem muito contexto do grego, mas a história em si é bem legal! Desenvolve bem, os personagens são muito bem construídos e consegui entender os seus sentimentos. Se quiser sair da zona de conforto, esse é o livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



tha_rbrandao 23/10/2024

Paganismo, assassinatos e outras coisas
Terminei o livro ontem -, e apesar de ter esperado mais, algo que venho tentando identificar e por em palavras, algo que invariavelmente me faltam - o livro vem me perturbando como uma assombração.

Fico repetindo as cenas na minha cabeça, refletindo sobre as escolhas dos personagens - precisavam ir tão longe? - e sobre o declínio que ocorre após o fatídico assassinato, e quanto mais penso, mais a história cresce em mim com um fascínio de quem assiste no noticiário sobre um crime terrível e fica impressionado, revisando os detalhes.

Gostei muito de como Donna Tartt cria uma atmosfera densa e tão palpável que é como se eu pudesse sentir o cheiro de papel empoeirado e cigarro, além de personagens tão consistentes em suas próprias características que, por um instante, quase poderia me esquecer que são fictícios, crendo cegamente que os conheço intimamente - e realmente parece que conhecemos cada um dos seis estudantes de grego como amigos de longa data.

Richard é um ótimo narrador, mas minha afeição foi completamente conquistada pelo Frances, que é um querido, e pela Judy, que é icônica. Quanto ao restante, os acho atraentemente perturbados.

Dou 4 estrelas porque senti que a história (que na realidade é bem simples) poderia ser enxugada, sem os tantos excessos que não contribuem muito para o eixo central da narrativa. Porém, mesmo sendo um pouco arrastado, a escrita de Tartt é maravilhosa, o que torna o saldo final muito positivo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



twicereja 19/10/2024

"É terrível descobrir, na infância, que o indivíduo vive isolado do mundo inteiro, que ninguém e mais nada pode sofrer a dor da sua língua queimada ou joelho ralado, que os sofrimentos e pesares pertencem apenas a cada um. Mais terrível ainda, quando crescemos, é aprender que nenhuma pessoa, por mais que nos ame, pode nos compreender verdadeiramente."
comentários(0)comente



hermès. 19/10/2024

Que coisa né
Aconteceu comigo uma vez





(livro tão bom que eu literalmente chorei quando cheguei no final; acho que odeio todos os personagens)
comentários(0)comente



Isabella Silva 13/10/2024

“Forgive me, for all the things I did but mostly for the ones that I did not.”
Richard Papen não possui muito; na verdade, ele não possui nada além de uma fascinação pelo incomum, pelo excêntrico, pelo peculiar. Vindo de uma cidade pacata no deserto da Califórnia e desesperado para escapar de sua realidade modesta na casa dos pais, ele se matricula na Universidade de Hampden, em Vermont. Lá, as folhas caem no outono, a neve cobre os degraus das casa no inverno e, acima de tudo, está do outro lado do país.
Através de sua visão, nem sempre confiável, Papen nos apresenta seu mais novo grupo de amigos: uma turma abastada de estudos clássicos e grego que, à primeira vista, parece normal. Porém, entre rituais, jantares e festas em castelos, uma série de crimes começa a desestabilizar não apenas a frágil amizade do grupo, mas também a sanidade de cada um deles.
Essa foi a minha melhor leitura de 2024, histórias que são contadas por um narrador claramente não confiável alugam um triplex na minha cabeça. Além disso, a leitura me lembrou muito as questões morais de "Crime e Castigo" do Dostoiévski (obra bastante citada no livro também).
comentários(0)comente



amanda 12/10/2024

No início eu fiquei obcecada, alucinada com esse livro, literalmente não conseguia largar, mas depois do enterro do bunny acredito que tenha ficado maçante, visto que não acontece mais nada e o final foi bem sólido? achei condizente com o tom do livro mas acho que eu esperava mais, principalmente pela outra metade do livro, que é completamente intrigante e sufocante, gostei muito dessa atmosfera que a autora criou, muito foda, os personagens são tão desprezíveis e bizarros, não dava para confiar em nenhum, narrativa muito única e infeliz.
comentários(0)comente



Livia 06/10/2024

Um bom amontoado de nada
Páginas e mais página de nada. Personagens chatos, protagonista terrível, conta uma história real de sua vida em um momento memorável, mas onde nada realmente emocionante aconteceu, pelo menos com suas descrições. Não consegui me apegar a nenhum deles, o Richard é um chato, nenhum deles são amigos de verdade, em quase 600 páginas, no final, não os conhecemos. Eles são jovens adultos, a única coisa que fazem é ler e serem entediantes. Até planejando um assassinato eles são chatos. Terrível, apesar das excelentes descrições, que são a melhor parte, apesar de se tornarem maçantes em alguns momentos.
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |