A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 766 a 781
52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 |


Isis 26/02/2024

Fascinante
Eu demorei um pouquinho para escrever essa resenha, estava digerindo um pouco a leitura e pensando mais sobre. Eu sou completamente apaixonada pela escrita da Donna, "O Pintassilgo" é meu livro favorito da vida e "A história secreta" não foi muito diferente, fiquei completamente obcecada pelo livro.

Eu acho fascinante a forma que Donna escreve personagens tão complexos e humanos. Amei e odiei cada um deles, me coloquei no lugar, me revoltei, fiquei completamente imersa na história. Passava a maior parte do meu dia pensando e refletindo sobre.

Assim como "Como se fossemos vilões", o tema principal aqui não é o assassinato, nem o "suspense" são as interações humanas, o que levou cada um deles a fazerem o que fizeram e o quanto isso mudou completamente a vida deles, como um furacão.

É um livro mais lento, introspectivo e sem grandes reviravoltas. Acredito que esse seja o charme dele. Ainda estou obcecada pela história e me segurando muito para não começar a estudar grego arcaico.

Recomendo muito!!!

5???
comentários(0)comente



Mariana1250 01/03/2024

A História Secreta
3,5/5,0

"A História Secreta" é aquele clássico caso em que eu li esperando favoritar e no fim foi mais um "ah, foi legal". Não que o livro seja ruim, nada disso. Eu amei o estilo da Donna Tart. Todas as descrições dos cenários, a maneira de transmitir os sentimentos dos personagens, e a escrita elegante me conquistaram de imediato. Meu problema foi iniciar a leitura com certas expectativas que acabaram não se concretizando muito no fim das contas.

Ainda no começo de "A História Secreta" é possível perceber que não se trata de um suspense, e sim de uma obra com a intenção de explorar as relações e o psicológico de seus personagens, o que particularmente não foi um problema pra mim, gostei bastante dessa proposta. A questão é que o livro parecia muitas vezes tentar manter um suspense que não existia. Ainda no começo quando Richard se envolve com a classe de grego e nota alguns comportamentos estranhos, o livra ganha um tom de mistério do tipo: "nossa o que eles tão aprontando?" Mas a gente já sabe, tá escrito do bacanal lá na sinopse! Ou a parte do "será que eles vão conseguir se livrar do Bunny??" E sim, é claro que eles vão conseguir se livrar do Bunny, isso foi confirmado no primeiro capítulo! Durante boa parte do livro os personagens se enrolam em conflitos que o espectador já sabe da resolução, e criam um clima de segredos para uma história macabra que nunca se desenvolve.

A outra questão que me irritou um pouco tem haver com a ênfase em pontos já esclarecidos, principalmente em relação ao fascínio do nosso protagonista em relação a seus colegas, que é confirmado inúmeras vezes ao decorrer do livro. Não chega a ser algo tãããããããão incômodo por conta da habilidade da autora em transpor informações de forma mais criativa e poética, mas eu preferiria algo mais subjetvo e com mais variedade quanto as reflexões e dilemas, principalmente porque "A História Secreta" tem uma intenção mais filosófica.

E minha terceira crítica negativa tem haver com o final, critica a qual, gostaria de oferecer uma argumentação mais elaborada, mas a verdade é que não consegui distinguir com exatidão o que me desagradou. Talvez tenha haver com a história ter um ritimo devagar e tentar terminar de forma dramática, como que para chocar os leitores... Não sei ao certo... todo aquele incesto, triângulo amoroso e suicídio logo no fim, eu fiquei com um sentimento de que aquilo tentava siguinificar algo a mais, porém que não ia muito além de sua proposta.

Enfim, acho que ficou claro pela minha resenha o tanto de problemas que eu tive com essa leitura, entretanto ainda é um livro que eu não me arrependo de ter começado. Ele é um dos meus favoritos em termos de ambientação, e conta com um elenco cheio de jovens marcantes dos quais você cria um relacionamento de amor e ódio, bom no meu caso foi mais ódio, (tirando o Francis e o Richard) além disso o livro traz questões interessantes no que diz respeito a diferença de classes, o dezprezo a cultura popular, e idolatria em torno da elite. É uma obra que eu recomendaria, mas com uma sinopse mais precisa, que esclarecesse as intenções e o ritmo do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



theaterkid 07/03/2024

Beauty is terror
Esse livro já estava na minha lista a um tempo, mas eu tinha um pouco de receio de ler por conta de ser um livro de 1992, e eu não sou exatamente a leitora de clássicos. Então eu fui ler Babel e amei, tipo, virou um dos meus livros favoritos da vida e me indicaram muito A história secreta, porque aparentemente era muito parecido com Babel e eu iria gostar.

Achei parecido com Babel? Não, mas eu entendo o porque de me indicarem, e eu acabei gostando muito de A história secreta. Sobre a escrita, eu achei surpreendentemente fluída, eu estava esperando algo mais ?rebuscado? mas sinceramente; poderia ser um livro escrito nos últimos 5 anos tranquilamente.

Algo que eu realmente não estava esperando é o subtexto? Não sei se posso chamar de subtexto quando na verdade é bem explicitamente queer, e tipo, é um livro de 1992 então isso me surpreendeu bastante.

Enfim, eu gostei bastante se você está em dúvida se deve ou não ler; Leia!!
comentários(0)comente



Bruno236 08/03/2024

Apesar do título, essa não é uma história tão secreta assim kk o enredo gira em torno de um assassinato e logo na primeira página a autora já entrega quem foi assassinado e por quem. A graça aqui é ver tudo o que levou ao crime e suas consequências.

Esse livro me surpreendeu por um motivo simples: ele conseguiu me manter entretido antes, durante e depois do tal crime e muito disso se deve aos personagens que, ao meu ver, são muito ricos. Ao msm tempo que eles são estranhos e por vezes detestáveis, têm tbm suas qualidades (pra mim, o Henry é o personagem mais interessante nesse sentido).

Pode parecer um mero detalhe mas achei que o fato dos protagonistas estudarem grego dá um tom diferente pro livro. Mais misterioso? não sei explicar kkkk

Não é uma história com uma reviravolta a cada capítulo, achei o enredo bem linear até. Ele é narrado em primeira pessoa por um dos autores do crime e acho que por isso em alguns momentos senti uma vibe meio Crime e Castigo (que é citado em algum momento da história) e apesar de um leve susto com o primeiro capítulo, achei a escrita da Donna Tartt bem fluida.
comentários(0)comente



Yasmin 10/03/2024

Foi sofrido mas compensou
Sabe aquela metáfora do baú do tesouro que você cava, cava, cava e desiste a UMA pá de terra de chegar no ouro? Foi assim que eu me senti lendo esse livro. Quase desisti algumas vezes e foi só graças aos anjos do Skoob que me aconselharam a continuar pelo menos até a página 200 pra engatar que eu não larguei mão de vez (mas 200 páginas pra um livro ficar bom é muita coisa, viu Donna Tartt). Depois disso, QUE LIVRO! Esperava que a narrativa toda girasse ao redor da morte do Bunny mas ela conseguiu aprofundar cada personagem, seus dilemas e traços de personalidade e dar muito mais conteúdo ao livro. O desenvolvimento do grupo depois do incidente é lindo de acompanhar, mas o desenvolvimento pessoal deles como indivíduos é outro nível! Poucas coisas me agradam tanto como um processo de enlouquecimento bem escrito e desenvolvido. Depois dessa marca das 200 páginas a escrita passa a fluir de forma mais limpa, mesmo ainda carregando um pouco da carga filosófica aplicada no começo da história, mas vestindo uma roupagem mais natural, menos áspera. Ainda bem que eu insisti e cheguei ao final que, pra mim, foi mais que satisfatório, vou sentir saudade de todos eles.
comentários(0)comente



Hyacinth.04 14/03/2024

Beleza é terror.
?A beleza raramente é suave ou reconfortante. Pelo contrário. A verdadeira beleza sempre nos assusta.?

Esse livro foi uma das melhores experiências de tive em minha curta vida. O tipo de obra que será considerada um clássico moderno ? isso se já não for ? e os jovens intelectuais se gabarão de terem lido a "verdadeira literatura".

A complexidade da construção dos personagens me encantou por inteiro e foi o que me manteve nos tempos difíceis onde a escrita se tornava pesada e meu ritmo de leitura diminuía junto ao ritmo de Richard. Absolutamente todos os diálogos possuem detalhes que devem ser observados sem piscar ou você perderá algo! Admito que gosto muito do exagero da autora nos detalhes, tornando o livro "visual" para minha mente trabalhar com muitas informações.

O gênero thriller aplicado nele foi a melhor parte para mim, terminei ainda com muitas perguntas (adoro quando isso acontece).

Fiquei com vontade de estudar grego.
comentários(0)comente



isa 14/03/2024

Queria poder ser consumida pela escrita da Donna Tartt
A primeira leitura do ano e já foi uma das minhas favoritas de todo o sempre. Já recomendei o livro pra inúmeras pessoas, desejando que elas sintam a mesma curiosidade, interesse e paixão por essa história única.
Não tenho palavras, de verdade.

Começamos a história já sabendo, desde a primeira página, quem iria morrer e quem iria cometer o crime, então um livro de 600 páginas (por aí, a minha cópia tem mais até) conseguir sustentar a história baseada somente nos motivos que levaram à tal assassinato não é fácil não. A mente da Donna Tartt não é para todos não.

Eu me senti tão próxima desse universo que foi como se eu fosse uns dos estudantes de grego também! Eu passei a amar alguns, odiar outros e me identificar com eles. Que personagens!!!!!!! Intrigantes demais.

A HISTÓRIA SECRETA MERECE TUDO DE BOM E PRA MIM É UM CLÁSSICO QUE DEVERIA SER LEITURA OBRIGATÓRIA!
comentários(0)comente



Nezuminos0 17/03/2024

Simplesmente incrível
Sem muitas palavras pra descrever o quão bom é esse livro. O desenvolvimento, os personagens, os conflitos, a ambientação, tudo é simplesmente cativante. (Por algum motivo eu vejo o Xuxi, ex-nct, no bunny).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



bubli 19/03/2024

The secret history
Adoreii ler esse livro, adorei a vibe dele, só o começo foi meio lento pra mim, mas depois que entrei em um ritmo, foi muito bom ficar lendo. Os acontecimentos não são rápidos, mas mesmo assim foi uma leitura incrivel :P
comentários(0)comente



Manu 21/03/2024

N tenho palavras para descrever esse livro. ele eh do começo ao fim uma perfeição, todos os aspectos do livro te prendem de um maneira absurda.
os personagens tem uma ótima construção mas eh importante constar q essas personalidades são totalmente contadas pelo Richard, que n eh um narrador confiável. assim como várias acontecimentos são de se duvidar uma vez q a narrativa eh feita por ele.
a descrição de ambientes e de emoções são perfeitas, donna tartt eh a melhor escritora nesse aspecto.
só queria saber sobre todos os pontos de vista dos personagens ?.
o enredo eh espetacular e inesperado, cada página uma surpresa que se liga ao enredo principal e às ações dos personagens.
já quero ler dnv esse livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



aadriane 25/03/2024

Não quero saber mais de nada além desse livro
"Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios."

MEU DEUS, eu não tenho palavras pra descrever o sentimento que foi ler esse livro. Donna Tartt fez um trabalho belíssimo com essa história que sinto que vai demorar muito pra superar tudo o que li.
Na verdade nem sei se quero superar ?

Recomendo muito lerem, mas leiam sem pesquisar NADA sobre, vai valer a pena.

Agora uma coisa que tá me deixando louca é querer ler um POV dos outros personagens, principalmente da Camilla e do Henry (DONNA TARTT POR FAVOOR)
comentários(0)comente



manuzela 29/03/2024

A história secreta
Vou ser honesta, não sei se serei capaz de formular uma resenha minimamente decente, pois é difícil descrever exatamente quais as minhas opiniões sobre esse livro.
Obtive acesso ao livro físico- emprestado pela minha prima- em julho do ano anterior e apenas agora terminei a história, claro que não o comecei no momento em ele me foi entregue, mas eu definitivamente demorei mais que o normal para engatar nessa leitura, e isso se dá por dois motivos, minha ressaca literária e a lenta e um tanto tediante ambientação inicial do livro.
No primeiro momento nos somos apresentados a universidade Hampden e ao excêntrico grupo de alunos da turma de grego: Henry, Bunny, os gêmeos Camilla e Charles e o Francis além do professor Julian. Conhecemos as suas personalidades, gostos diferenciados e ao desenvolvimento da relação do protagonista, Richard, com os demais personagens - incluindo outros que não fazem parte dessa turma -.todavia, após determinado momento da história, a trama finalmente se inicia e a leitura finalmente torna-se mais dinâmica, o mistério se inicia e passamos a tentar entender porque diabos o fato marcante aconteceu e vemos como ele passa a lentamente afetar a integridade mental e física de cada um do grupo. Coordenados pela mente única de Henry e seus conhecimentos da cultura e textos gregos o grupo é levado ao seu limite, dando espaço para tragédias/decepções maiores, com consequências ainda mais avassaladoras.
A história é deveras interessante, inegável o talento de Tartt na escrita, mas ainda sim, a história me decepcionou, não por ser ruim, mas talvez pela minha imaginação que levou a crer que o resultado final seria completamente distinto do final real.
enfim, convido os que não leram a conhecer a obra, definitivamente será uma experiência para vocês, assim como foi para mim!
Alguns detalhes importantes, o grego se faz muito presente na história, mas de uma maneira bem diluída, sabe? Não conhecer as referências não impede o seu entendimento e na verdade ele não é absurdamente presente, mas sim em momentos cruciais ou como forma de fortalecer os laços entre os personagens.
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 766 a 781
52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR