Luis361 21/05/2024
Matando a cobra e mostrando o pau
Não sei realmente como me sentir sobre esse livro.
Enquanto produzia minha própria pesquisa acadêmica sobre quadrinhos no TCC, sonhava em ler esse livro, mas estava sempre esgotado.
E ele foi...meio desapontante.
Na minha opinião, é muita página perdida com apenas ilustrações, algo que em um livro acadêmico, nunca deve ser utilizado apenas por existir, e sim problematizada e conceituada no texto.
No começo pelo menos, existe certa impressão de que, assim como tantos outros, o autor tem preconceito contra a parte "massificada" dos quadrinhos, e eu repito que estudar graphic novel é mais fácil do que estudar um recorte em uma fase de 300 edições de determinado personagem. Gosto de acreditar esse preconceito ficou para trás. Não é só por que é norte-americano e antigo que é um completo "lixo" (Moacy Cirne, estou de olho em você).
A parte em que ele fala sobre a história da pesquisa acadêmica das HQs é legal e tudo mais, mas senti falta de certas obras, como da Selma Oliveira e do Edmilson Marques.
Sobre as metodologias apresentadas, são bem interessantes, mas qual a razão de indicar um jornalista como referência da pesquisa Histórica? e os Historiadores que fizeram esse trabalho? Claro, o diálogo é possível e com certeza necessário, mas foi meio sacanagem com uma profissão que já sofre tanto quanto a sua legitimação no país.
O último capítulo são birras do próprio autor, identificadas por ele como opiniões mesmo. Novamente, discordo quando ele fala sobre a imagem existir no texto para ilustrar, é algo, para mim, inaceitável. A reclamação dele sobre citações e rodapés pode até ser aplicada a outras áreas que estudam quadrinhos (o que explica muita coisa), mas certamente é algo bem questionável na hora do empreendimento da pesquisa em História.
Já li outras coisas do Vergueiro, e sei que ele é um ótimo pesquisador. Acho bom discordar dele em alguns pontos. Que tipo de ciência faríamos se todos concordássemos?
É um bom livro, curto e introdutório e poderia ter me ajudado no começo, e por isso, vou recomendar para quem tiver interesse na tipologia documental.