Fortunato Barbosa 16/05/2022
O melhor livro sobre os Puritanos
Quando quis aprender sobre os puritanos, foi justamente esse livro que li. E agradeço a Deus por isso. Leland Ryken é dos grandes especialistas modernos sobre a piedade e vida puritana. Juntamente com Joel Beeke, Randall J. Pederson, J. I. Packer e Martyn Lloyd-Jones, nos deixaram a história e modo de viver desses grandes homens e mulheres de Deus.
Cada capítulo destrói um ídolo e coloca em seu lugar um "glória a Deus". O que fica claro em todo o livro é o resgate que os puritanos fazem da visão hebraica da vida com Deus. A falsa dicotomia entre o sagrado e secular, é fruto greco-romano incorporado pela Igreja Romana a fé cristã, e como herdeiros da Reforma Protestante, com a centralidade das Escrituras, toda a realidade passa pelo crivo da verdade de Deus.
O que mais impressiona nos puritanos e que se vê no livro, é a forma como eles conseguem tocar doutrinariamente todas as áreas da vida de forme piedosa. Todo cristão é um teólogo e sacerdote, e todas as áreas da nossa vida são "purificadas" pela ministração da nossa vida, mediante a fé em Jesus Cristo. Trabalho, sexo e casamento, dinheiro, família, educação, ação social, tudo aquilo que parece ser prazeres e afazeres mundanos não o são, são sagrados. Do Senhor é a terra e sua plenitude, diria um puritano. Tudo foi criado por Deus para Sua Glória. Somos nós, os cristãos, que somos os sacerdotes desse Reino que está entre nós. Lelando Ryken recheia o seu livro de referências primárias e secundárias, e aprendemos com esses "Santos no Mundo" como devemos enxergar tudo o que fazemos de forma Bíblica.
Leitura agradável, proveitosa, e muito edificante. Se ainda não leu, leia!