Fabio Shiva 01/05/2012
Maravilhoso e arrebatador!!!
Esse é o primeiro livro de Yogananda que vejo que não foi editado pela Self Realization Fellowship, organização mundial fundada pelo mestre indiano. No Brasil lançado pela Pensamento, o livro é uma compilação de falas e escritos de Yogananda, coletadas pelo discípulo Swami Kriyananda. Isso explica a grafia “Paramhansa”, título monástico que significa “Grande Cisne Branco” e é concedido aos swamis de grande realização.
Yogananda não é apenas grande, mas um verdadeiro gigante espiritual! Nunca deixo de me encantar com a profundidade e alcance de sua sabedoria, sempre colocada com muita simplicidade para o benefício maior da humanidade. O livro é daqueles que você quer continuar lendo para sempre, e passar para todas as pessoas que ama. Mas só pela capa já valeria a pena: uma foto de Yogananda com o olhar saturado de Amor Divino, cuja mera contemplação já alimenta a alma!
Se eu fosse citar todos os pensamentos preciosos que encontrei nesse livro, teria que transcrevê-lo do início ao fim. Selecionei alguns trechos, que aqui compartilho, apenas para melhor fixá-los na memória:
“Para que gastar todo o nosso tempo com coisas que não duram? O drama da vida tem sua moral no fato de ser apenas isto: um drama, uma ilusão.
Os insensatos, imaginando que a representação é real e duradoura, lastimam as partes tristes, lamentam que as alegres não se eternizem e deploram que a peça tenha de acabar. O sofrimento é o castigo de sua cegueira espiritual.
Os sábios, porém, sabendo que o drama não passa de ilusão, buscam a felicidade eterna no Eu interior.”
“Você deve ser alegre e feliz, pois esse é o sonho de Deus. O homem pequeno e o homem grande são meras projeções da consciência do Sonhador. Aceite as coisas como vierem e diga a si mesmo que todas vêm de Deus. Que o que vier, venha. Ainda quando tiver de corrigir uma coisa errada, tente primeiro captar, no íntimo, Sua orientação. Depois, ao agir, faça-o em nome d’Ele e não movido pela indignação que o ego inspira.”
“O mal é a ausência da alegria autêntica. É o que o torna um mal, obviamente. Do contrário, diria você que o tigre perpetra uma má ação ao devorar sua presa? Matar é a natureza do tigre, a ele dada por Deus. As leis da natureza são impessoais.”
“Entregue a Deus tanto o bem quanto o mal que você porventura pratique. Isso não significa, é claro, que você deva fazer conscientemente coisas ruins; mas, quando não puder evitar isso por causa de hábitos muito arraigados, procure sentir Deus agindo por seu intermédio. Transfira a Ele a responsabilidade! Deus gosta disso! Quer dar-lhe a saber que é Ele quem sonha a sua existência.
Se você se esforçar, Deus nunca o abandonará!”
“É fácil exigir que os outros se comportem bem e é igualmente fácil perceber-lhes as faltas; mas é muito difícil agir com propriedade e reconhecer os próprios defeitos. Se você se lembrar de agir com acerto, os outros tentarão seguir seu exemplo. Se puder detectar suas próprias imperfeições sem desenvolver um complexo de inferioridade, e fizer esforço constante para emendar-se, estará empregando seu tempo de maneira mais proveitosa do que se teimasse em exigir que os semelhantes melhorem. O bom exemplo faz mais para modificar os outros do que exigências, raiva ou palavras.”
“Diariamente proclame: ‘Senhor, és Tu quem me mantém. Manifesta por meu intermédio Tua prosperidade. Pai, Tu és minha riqueza. Sou rico. Possuis todas as coisas. Sou Teu filho: tenho o que tens’. (...) O caminho de Deus lhe trará alegria e prosperidade.
Se conseguimos alcançar esse estado dizendo: ‘O que é meu é Teu’, será melhor ainda.”
“Você poderá encontrar Deus na solidão do seu quarto quando, às primeiras horas da manhã ou antes de adormecer, preparar-se para meditar. De mãos postas, diga mentalmente: ‘Pai, Tu és onisciente. Conheces todos os meus pensamentos. Fala comigo. Quero ouvir Tua voz’. Repita a prece mentalmente várias vezes, até sentir a substância dela. Alimente esse sentimento, trabalhe-o. Repita a prece até sentir o coração repleto de amor e sequioso de Deus, pois assim obterá uma resposta consciente.”
Jai Guru!!!
***
Comunidade Resenhas Literárias
Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:
.
http://www.comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/
*
http://www.facebook.com/groups/210356992365271/
*
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=36063717
*