A Ilha do Doutor Moreau

A Ilha do Doutor Moreau H. G. Wells




Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau


246 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Debora.Cordeiro 04/05/2023

Bom, mas nem taaaanto
Achei a leitura meio pesada, arrastada... tanto é que demorei muito pra ler, visto que é um livro pequeno. Mas é porque eu realmente não tava rendendo muito, às ficava com preguiça de pegar pra ler sabe... enfim.. acho que uma nota 3,5 resume ele
comentários(0)comente



Alan kleber 04/05/2023

Uma reflexão perturbadora sobre a ciência e a natureza humana.

Uma obra literária icônica que, ainda hoje, após mais de um século de sua publicação, consegue cativar e fascinar com sua narrativa envolvente, reflexiva e repleta de mistérios.

A história começa com Edward Prendick, o protagonista da obra, cujo navio naufraga, e ele fica à deriva em alto mar até ser resgatado perto de uma ilha remota e misteriosa no Oceano Pacífico pelo Dr. Moreau e seu assistente Montgomery. Com esses dois, estão outros três homens de aspecto bem sinistro.
Prendick, assustado e curioso, acaba descobrindo o que o Dr. Moreau faz naquela ilha. O cientista excêntrico conduz experimentos bizarros com animais por meio da manipulação genética. A descoberta de Prendick o choca, e nos leva a um mundo onde a ciência se confunde com a natureza, e onde os limites da ética e da moralidade são constantemente testados.
A partir desse ponto, a narrativa de H.G. Wells passa a explorar temas profundos e controversos, como a ética na ciência e a relação entre humanos e animais. O livro, portanto, é muito mais do que uma simples história de aventura na qual um homem tenta escapar de uma ilha perigosa. A trama é um convite para refletirmos sobre os limites que existem na experimentação científica, e sobre o que define, afinal, o ser humano como ser racional.
O autor, por meio de sua escrita envolvente e poética, nos leva a questionar o papel do homem como criador e a mostrar as consequências desastrosas de se brincar com as leis da natureza. A forma como Wells trata essas questões em seu livro é um dos motivos pelos quais ele ainda é considerado um grande clássico da literatura de ficção científica.
A Ilha do Dr. Moreau é também uma obra que se destaca pela sua capacidade de criar um clima de tensão e mistério. O autor consegue manter a tensão na trama com a sua habilidade de criar imagens vívidas e perturbadoras na mente do leitor. Ele nos leva a refletir sobre o que é humano e o que é animal, e como essas fronteiras podem se confundir e se misturar.
Em resumo, A Ilha do Dr. Moreau é um livro que recomendo sem hesitação. Ele não apenas é um grande clássico da literatura de ficção científica, mas também é uma obra que nos faz refletir sobre questões profundas e atemporais. Se você gosta de histórias de aventura, mas também quer ser levado a pensar sobre as implicações éticas da ciência, este livro é para você.
comentários(0)comente



Jéssica 21/04/2023

Uma crítica perturbadora à ciência e sua arrogância
O livro é uma crítica à ciência e sua capacidade de desafiar os limites éticos e morais. Wells retrata a crueldade e a arrogância do homem em tentar brincar de Deus, além de questionar a validade de experimentos que visam transformar seres vivos em algo que não são. A escrita de Wells é envolvente e consegue prender a atenção do leitor, ao mesmo tempo em que expõe questões profundas sobre a natureza humana.
O personagem principal, Edward Prendick, é o narrador da história e seu ponto de vista permite ao leitor acompanhar de perto as atrocidades cometidas pelo Dr. Moreau em nome da ciência. Prendick é um homem sensato e inteligente, que consegue questionar a moralidade das ações do Dr. Moreau, ao mesmo tempo em que tenta entender a natureza dos seres humanóides que habitam a ilha.
No entanto, o final do livro é um tanto abrupto e deixa algumas questões em aberto, o que pode deixar o leitor um pouco frustrado. Além disso, a história pode ser um pouco chocante para aqueles que são mais sensíveis, já que há descrições detalhadas de experiências cruéis em animais.
No geral, "A Ilha do Dr. Moreau" é um livro que vale a pena ser lido, principalmente por aqueles que se interessam por ficção científica e questões éticas e morais relacionadas à ciência. É uma obra atemporal e que ainda hoje pode ser relevante para discutir as implicações da experimentação científica em seres vivos.
comentários(0)comente



Narryman 10/04/2023

Um clássico.
As descrições de coisas do navio dão uma cansada (pra alguém como eu que desconhece totalmente o vocabulário), mas após chegarem na ilha foi ficando mais interessante.

Me desconectei algumas vezes nas descrições das criaturas - me faltou imaginação pra dar vida a elas (estranhíssimas, amei kk).

Uma coisa legal foi quando o personagem Pendrick volta pra casa e fica num "limbo existencial". Talvez ele era humano demais para viver entre as bestas, mas se descobriu humano de menos para viver entre os iguais.

Dr. Moreau "brincou de deus". E fica o questionamento de se criou um ser semelhante também, rs.
comentários(0)comente



Mari M. 10/03/2023

Finalmente achei minha ficção científica
Que livro magnífico! Essa ilha, superficialmente maluca, é um antro de filosofias. A sociedade do seu tempo está ali retratada, já que o autor frequentou o Royal College, como estudante de biologia, trazendo à luz o pensamento dos cientistas da época, muito por Darwin e por outros teoricos da mesma época. É um paralelo entre a Teoria da Evolução e críticas dos médicos e cientistas agirem como Deus, indo à loucura. Base no medo e na dor, essa floresta de Frankenstein (claramente uma referência à obra de Mary Shelley) tinha por objetivo a criação da espécie em sua mais pura criação. Ser homem é puramente biológico? Ou será que existe algo a mais, como a alma? A capacidade de pensamento pode ser ensinada e criada? Que poder temos sob a natureza e que ego é esse por acharmos que somos seres superiores? Achei fantástica a leitura, muito fluida e incrivelmente instigante.
comentários(0)comente



Corquiola 07/03/2023

Bom título para quem quer começar a ler clássicos...
Achei a história intrigante, a leitura fluida e em alguns momentos até angustiante de tão bem descrito, um bom passatempo.
comentários(0)comente



Yor_Briaar 25/02/2023

Um clássico perfeito para iniciantes
Não tenho muito costume com clássicos e esse foi definitivamente o que mais me prendeu dos que eu já li até agora,a narrativa do H.G.Wells é super simples e fácil de acompanhar,o enredo também aparenta ser bem simples sem grandes complicações mas explora diversos outros temas de forma sútil.
comentários(0)comente



Daire 17/02/2023

Fenomenal
Há tempos tenho vontade de ler muitos dos clássicos da literatura mundial e, desta vez, pude contemplar essa grandiosa obra.
A narrativa em primeira pessoa assemelha-se a um diário onde Edward Prendick narra os seus diversos infortúnios e horrores que presenciou. A começar por um naufrágio que acabou fazendo com que seu destino o levasse à uma ilha estranha, com criaturas animalescas humanizadas, frutos de experiências de um certo Dr. Moreau.
Criaturas essas que, através das experiências traumáticas do personagem, nos fazem pensar em quem há mais traços de insanidade. Seria nos animais ditos irracionais, ou nos animais que sempre insistem em brincar de Deus?
comentários(0)comente



Hugaralh0 09/02/2023

Sobre a dor, a empatia e outras coisas.
Já tinha lido outra obra do H.G. Wells (O Homem Invisível), mas não vou mentir, agora aquele livro parece até um pouco "superficial" quando se coloca ao lado deste. Não achei que esse livro fosse ser tão profundo nos temas que ele escolhe discutir, o mistério todo envolvendo as experiências do Doutor é genial, o clima bizarro que vai se criando é algo surreal de imersivo. E ao longo do livro as discussões são vão ficando melhores, não quero dar spoiler algum mas, MEU DEUS, aquela parte das "experiências" adorando o Doutor como se fosse seu Deus me pegou muito, favoritei esse livro ali. Enfim, recomendo vocês a darem uma olhada nessa ilha, vai valer a pena, juro.
comentários(0)comente



michelyvogel 31/01/2023

O livro é escabroso e super crítico. Além de questões éticas, discute o que é humano e o que é animal. O final não foi o que eu imaginava, mas nem de longe tira a graça da história. Eu diria que é o que dava para fazer, mas o ritmo me fez esperar mais. De todo modo, vale muito a pena.
comentários(0)comente



Benjamin 30/01/2023

Caramba
É muito interessante como o homem acredita que pode fazer o que quiser com os animais e não ter nenhuma consequência, pois bem, nesse livro elas existem e eu acho muito bem feito, sempre vou torcer pelos animais.
Gostei da leitura e espero ler mais livros do autor
comentários(0)comente



Cris 22/01/2023

O animal humanizado e o homem animalizado.

Nem tenho palavras para H.G. Wells. Ele é ótimo! Sempre trazendo temas interessantes em suas obras com ficção científica de qualidade.

Charles Prendick está à deriva e é resgatado por um navio que tem a missão de levar a uma pequena ilha no Pacífico algumas espécies de animais selvagens. Prendick é obrigado a desembarcar na ilha junto com o carregamento.
Nesta ilha ele conhece o Dr. Moreau, um cientista que realiza experimentos sinistros com diversos animais selvagens juntamente com seu assistente Montgomery.
E como é de se esperar isso vai dar muito errado.
comentários(0)comente



Jaque 13/01/2023

Muito bom!!!!
Genteee! Que viagem. Eu amei.
Sério... Muito bom mesmo. Eu já conhecia alguns contos do HG Wells, mas essa história foi ótima.
Eu tinha pensado em outro final kkkkkk mas amei de verdade!
comentários(0)comente



Lizzmarcella 10/01/2023

Talvez por eu já ter sido contaminada pelo espírito cinematográfico da minha época, não consegui me maravilhar com o viés fantástico dessa obra em perspectiva. Me ative analisando os comportamentos dos animais que em certa medida vão e voltam num arremedo de sociedade humana. Os humanos são tudo isso que vemos nos animais de Moreau: dóceis quando amarrados em regras punitivas e selvagens quando cessa a punição. Vendo por esse lado, o cientista conseguiu o que queria.
comentários(0)comente



letícia 10/01/2023

A ilha do Dr Moreau
Gostei bastante do livro, mesmo não se encaixando tanto no estilo dos que eu costumo ler.

A escrita é boa, tornando a leitura muito fácil (fazia tempo que não lia um livro tão rápido).

Gostaria que tivesse um foco maior na questão da bioética, porque é algo que me interessa muito, mas não tem como pedir uma discussão profunda disso em um livro de 1896.



Spoiler: a questão do prendick terminar a história num limbo (humano demais pra estar entre os animais, mas animal demais pra estar entre os humanos) é muito boa
comentários(0)comente



246 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |