A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells




Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau


246 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Ray.Cass 20/09/2023

Há muito o que se falar?
?mas eu vou me atentar a alguns pontos que mais me atraíram atenção.
Eu esperava uma explicação um pouco melhor de como o Moreau fazia seus experimentos ou que não houvesse explicação nenhuma, porque deixou muito a desejar e o pouco que foi dito não faz sentido. Eu sei que essa parte não é nem de longe um dos tópicos de interesse da história, mas ainda assim esperava mais.
Mas a parábola evolucionista do livro é muito mais curiosa e interessante, achada suplantando o problema que eu tive em relação à explicação dós experimentos.
Ainda dá pra se discutir a necessidade de haver uma ?deidade? e leis que rejam o comportamento humano para que não se tornem todos bestas, é que a partir do momento em que isso passa a ser questionado, os líderes perdem o poder sobre as criaturas, que passariam a ser regidas por instintos básicos.
comentários(0)comente



PyroKorwin 19/04/2009

[Ilha do Dr. Moreau] [4/5 Estrelas]
Humanizar ao possível suas criaturas, ao ponto de falarem e agirem o mais perto possível de pessoas civilizadas. Fazê-las fugir do selvagem, esquecerem o instinto, se tratarem como humanos, ao ponto de usarem roupas e não beberem água diretamente com a boca. Fazê-los seguirem regras sem hesitar.
Esse é o propósito do Dr Moreau, que se isolou em uma ilha para poder alcançá-lo.

Fazê-los passar por experiências macabras enquanto ainda vivos, rearranjar suas peles, seus organismos, impor-lhes regras para que se possível se tornem melhores que os homens que habitam a Terra. Mas obviamente existem os imprevistos e os problemas, e nesse caso eles não deixam de ser fatais.

Até hoje não descobri se posso encaixar em suspense ou terror, mas com certeza é uma ficção imperdível que se você se interessou até agora creio que venha a gostar do livro.
comentários(0)comente



Otavio.Guassu 01/10/2023

?Existe, embora eu não saiba como existe ou por que existe, uma sensação de infinita paz e segurança na contemplação dos céus estrelados. Deve existir, penso eu, nas vastas e eternas leis da matéria, e não nos problemas cotidianos e nos pecados e sofrimentos dos homens, aquele algo em que a parte de nós que é mais do que um mero animal encontra seu alívio e sua esperança. Tenho esperança, porque sem ela não conseguiria viver.?
comentários(0)comente



Alessandro.Aguilera 13/10/2023

Um clássico
H. G. Wells sabe contar uma história. Uma mistura de fantasia e ficção científica que só ele sabe aflorar do nosso subconsciente.
comentários(0)comente



Nati Sampaio 08/11/2024

Que livro, meus amigos!
Essa obra magnífica consegue abordar tanta coisa, que nem sei por onde começar.
Mas vamos lá. O livro é contado em formato de diário, coisa que era muito comum na época. Um rapaz encontra o diário do seu tio, e dessa forma é contada o livro, através de memórias - contadas em 1a pessoa - desse diário. Tudo começa quando Pendrick sobrevive a um naufrágio. Fica dias à deriva, até que é resgatado por outro navio, e posteriormente abandonado em uma ilha.
Essa ilha, por sua vez, é cheia de mistérios. Há criaturas muito estranhas por lá.

Ao ler esse livro, temos que levar em consideração que HG Wells era um estudioso, estudou biologia, e em suas obras, se baseava em ciência e especulações baseadas em ciência. Ele também era uma pessoa muito engajada politicamente, e tinha opiniões um tanto polêmicas para a época em que viveu.

Pois bem. Nesse livro, ele aborda muitos aspectos, como: até onde podemos ir em nome da ciência? Onde fica o limite do conhecimento, para preservar o objeto de estudo? Onde colocamos a ética na ciência? Porque algumas ?raças? (ou espécies) podem sofrer mais que outras?
Ele questiona esse brincar de Deus na ciência, questiona de forma indireta a supremacia branca - como que por tantos anos justificamos a escravidão com argumentos rasos por considerarmos outras cores de pele categorias inferiores de pessoas? Como isso pode ter sido aceito?
Ele questiona também a religião, a obediência cega que ela impõe. Quando por exemplo os animais obedecem às regras, tem um ?mestre? e jamais questionam as ordens.
É um livro que só há personagens homens, o que achei curioso. Como se as mulheres não fossem capazes de tamanhas atrocidades, e a maldade estivesse mais atrelada ao gênero masculino.

O autor foi um gênio ao criar uma obra tão verdadeiramente assustadora, sem colocar nada de sobrenatural e nem mesmo de terror propriamente dito, mas que nos deixa horrorizados durante toda a leitura, trazendo também questionamentos importantes - e ainda muito atuais.
comentários(0)comente



Diogo.Mazui 31/10/2023

Mais de 120anos depois
A história é boa, criativa e muito bem escrita, claro que a evolução científica dos mais de 120 anos que se passou desde o lançamento do livro pesam contra, mas nada que atrapalhe o prazer da leitura.

No fim das contas quase toda ficção científica envelhece mal, pois imaginar o futuro é dificil. Mas eu ja sabia disso quando comecei essa leitura.
comentários(0)comente



Marina Mendes 03/11/2023

Prendick é salvo de um naufrágio por um navio que está transportando animais selvagens para uma ilha no Pacífico. Obrigado a seguir o mesmo destino, desembarca na ilha e conhece o Dr. Moreau, um cientista exilado por suas experiências não ortodoxas com animais. Preso nesse lugar, Prendick conhece o resultado assustador das experiências do cientista.
comentários(0)comente



gabeborgez 06/11/2023

Meu primeiro contato com esse autor e eu amei muito! É o puro suco da fantasia e ficção científica! Bão demais
comentários(0)comente



prof.vinic 11/11/2023

Um clássico, conhecido e pouco lido.
Tive contato com esta história naquela filme de 1996, com Marlon Brando, Val Kilmer e Ron Perlman! Lembro que na época fiquei realmente assutado com filme, especialmente com a caracterização dos "monstros".
Então quando fui ler o livro eu já sabia o que esperar, inclusive na minha cabeça o Dr. Moreau é o Brando e não tem como não ser ... Justamente por isso eu já sabia exatamente o que esperar, o que não me impediu de me surpreender em algumas passagens. Porém achei o livro muito simplista em relação ao terror, caberia um terror mais psicológico aqui; coisa que este mesmo autor já conseguiu em outras obras dele (sim, estou falando de Guerra dos Mundos). Outro ponto que vez falta no livro, deveria ter mais reflexões sobre "ser" humano e o que nos difere, ou deveria nos diferir, dos demais animais do planeta ...
No geral a história é muito boa de ler, até mesmo muito rápida, gastei uma semana, apenas por ter pouco tempo livre para leitura; sendo perfeitamente possível ler num final de semana, por exemplo. Quanto as discussões filosóficas que podem iniciar do livro ... bem estas vão ser bem mais longas e até mais proveitosas.
comentários(0)comente



Marcos.Detanico 12/11/2023

Um clássico que é medíocre, de um grande autor

A proposta da história é muito interessante mas achei mal desenvolvida, atropelada. O autor cria um universo primoroso, mas não o explora. E a genialidade fica a deriva.

É uma leitura satisfaria, rápida que é interessante mas o que incomoda é podia ter entregue muito mais.
comentários(0)comente



Vitoria Caroline 27/12/2023

É engraçado como o Wells consegue fazer uns livros tão sem pé nem cabeça, mas que te prende até o final. Essa é mais uma história dele, que em certos momentos parecia uma espécie de frankstein misturado com alguma outra coisa bizarra. Sempre recomendo os livros dele, são leituras rápidas e muito malucas
comentários(0)comente



13marcioricardo 19/12/2023

Gostei.
Sempre ouvi muitas críticas a Wells, mas também sempre vi ser mencionado por grandes autores.

É um misto de literatura com entretenimento. Como tal, apesar de por vezes parecer simplista, na verdade, como esclarece o prefácio, podem existir várias mensagens a decifrar.
comentários(0)comente



VâniaAkira 20/12/2023

Um livro interessante
Eu peguei ele pra ler, motivos ?? Não tinha!!
Não vou dizer que essa leitura foi massa, até por que pra mim não foi, diria que ela foi o desafio, uma linguagem diferente do que estava acostuma, e as vezes era até difícil imaginar o perigo que o personagem passava ...

Não vou dizer que foi a melhor experiência, mas finalizei ele !!
comentários(0)comente



maryelli0 26/12/2023

Gosto muito da escrita do Wells e dos temas que ele aborda em seus livros. E com esse livro não foi diferente!
Esse livro me marcou pra caramba
comentários(0)comente



Rebeca.Anamy 20/10/2024

Moralidade e moralismo
Com ares de suspence, boa escrita e sensações antagônicas H.G Wells cria essa baita história.
Li esse livro sabendo muito do que iria acontecer, e acredito que se eu não soubesse nada, seria ainda melhor. Mas não sinto que perdi algo por saber do plot, porque a grande questão desse livro são as discussões morais. É muio interessante como o autor consegue colocar essas questões complexas muito bem em um livro tão curto, falando sobre limite da ciência, moralidade e até onde subjugar uma raça por considerar aquilo inumano é praticável
Recomendo muito a leitura!
comentários(0)comente



246 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |