Isadora 08/07/2020Após a desgraça e a morte de algumas rainhas, Catarina Parr é convidada a ser a nova, e SEXTA rainha da Inglaterra de Henrique VIII.
Já viúva, a pobre jovem não vê alternativa se não aceitar a proposta de um rei tirano e, diga-se de passagem, louco. Deixando para traz sua felicidade e anseio por um relacionamento de sua escolha.
.
Após ter renegado rainhas de países importantes, humilhado e até decapitado algumas esposas, Henrique se vê na luta para encontrar uma mulher de “qualidade” e essa busca se estende para encontrar, também, a Igreja certa para seu povo.
Esse posto se tornou o mais perigoso do país uma vez que, nem Católica nem Protestante, a Inglaterra se tornou um misto de ambas. A nova Igreja é a que ele moldou a seus próprios valores, os crimes por heresia mudam ao seu prazer e nada abala sua consciência, é preferível a vida de uma esposa à certeza de uma falha advinda da monarquia suprema.
Em um meio de incertezas, de um séquito duvidoso e dividido, Catarina tenta equilibrar sua fé com a sua sobrevivência e de seus protegidos, se tornando um ambiente de guerra, de poder e espaço.
.
O Legal dos livros da Phillipa é que, por meio de ficção conseguimos encontrar a essência do que foram aqueles tempos, todos os fatos foram estudados e aprofundados, mas ela deu um toque de história pra tirar o peso do que é uma leitura em documentário.
Em todos os livros temos protagonistas femininas, vemos como cada mulher precisou lutar da sua maneira às imposições de homens que ditavam por elas, e como, a cada página, elas erguiam sua voz pela sobrevivência.
.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A força de Catatina Parr estava no conhecimento. Erudita e humilde ela conseguiu renegar seus desejos em
prol do bem estar e amor que ela sentia pelos seus , ela utilizou de seus fundamentos pra driblar as armadilhas que foram colocadas em seu caminho, sua cautela de saber agir nas horas certas a privou do mesmo desfecho que as outras. Foi incrível ler a vontade em que essa rainha teve em manter o máximo de sensatez na situação em que ela foi submetida. Como sempre, mais que indicado
@uma_almaliteraria