Joana.Darc 24/04/2024
Clássico do romantismo em Portugal
A história pode lembrar algo Romeu e Julieta, pois aqui o casal também é impedido de ficar juntos por conta das duas famílias, que não são necessariamente rivais, mas se odeiam. Mas outros obstáculos e outras pessoas acabam também colaborando contra o casal de forma fatal.
A leitura pode ser um pouco puxada nas primeiras 5/10 páginas, nas quais tem bastante descrição sobre aspectos que não parecem muito relevantes, mas que posteriormente colaboram para um melhor entendimento de certos comportamentos. Passado isso a leitura flui muito bem. Aliás, esse livro é bem agitado, está sempre acontecendo algo, o autor interrompe a narrativa algumas vezes, mas é algo rápido.
Estou me reencontrando com alguns clássicos que foram leituras obrigatórias no meu ensino médio e fundamental, e esse aqui é um dos que eu consegui apreciar mesmo com pouca idade e pouca ?maturidade literária?.
Nesse releitura para um disciplina da faculdade eu observei aspectos totalmente diferentes da minha primeira leitura. Mas para além da análise do período que foi escrito e aspectos inter textuais e extra textuais etc eu pude novamente me deliciar com a história de amor de dois jovens que só querem casar por amor e ter uma vida simples.
O que pra gente seria pedir pouco, mas sabemos que na época os casamentos eram mais uma questão social do que uma questão de amor. Ainda assim esse casal luta e faz o possível e impossível na tentativa de poder concretizar esse amor. Se eles conseguem ou não vocês iram descobrir no decorrer da leitura.