Rodrigo 15/10/2020A melhor leitura do ano.Bom, o livro parte do desaparecimento do gato do casal formado por Toru Okada e Kumiko Wataya. Toru está desempregado e sem ideia do que fazer com a sua vida, por isso está cuidando da casa enquanto Kumiko trabalha. Tudo isso está prestes a mudar quando Toru Okada que prepara o seu spaghetti é perturbado por uma ligação telefônica de uma desconhecida que pede apenas dez minutos do seu tempo. À partir deste ponto, começa a surgir diversas coisas na vida de Toru.
Bom, o livro é um realismo fantástico que tem diversos elementos místicos ligado a história. Os personagens são extremamente bem desenvolvidos e o livro alterna o foco da narrativa entre a cidade de Tóquio em 1984 e a região da Manchúria, ao final da Segunda Grande Guerra, quando o Japão é derrotado pelas forças da União Soviética, marcando o final da violenta ocupação da China.
O Murakami é genial, de verdade. Tudo que ele descreve e retrata tem um significado e nada se perde no final. Apesar de ser um livro grande (768 páginas), a leitura é muito fluida e instigante, de forma que eu não me cansava de ler em nenhum momento, por isso acabei lendo em 5 dias.
Enfim, não quero entregar nada do livro porque eu acho que qualquer informação pode estragar um pouco a experiência. Eu não li nada sobre o livro então tudo foi uma surpresa pra mim. Foi a minha melhor leitura do ano e já é um dos meus livros favoritos. Murakami é um gênio.