Ticious 13/03/2023
“De mal a pior” o livro que não se espera muito mas se recebe demais.
O livro “De mal a pior” do autor Simon James Green não cativa a atenção no primeiro olhar. Somos mostrados a típica narração do adolescente normal e excluído que não se encaixa aos demais, com apenas um melhor amigo que passa a maior parte de seu tempo, e um crush numa garota popular, bonita e extrovertida. A diferença é que nesse livro o melhor amigo do protagonista se apaixona por ele, e assim somos apresentados à Noah e Harry.
Como dito no parágrafo anterior Noah é apenas mais um adolescente normal e inteligente, sofrendo bullying pelos atletas, e tendo uma mãe que trabalha com shows covers de celebridades e um pai que havia abandonado os dois muitos anos antes, o protagonista é bem humanizado, tendo problemas comuns e sendo até uma boa parte do livro, chato e entediante.
Mas isso muda, quando numa festa, Harry beija Noah, e assim não se começa apenas uma série de crises existenciais como também de confusões muito bem elaboradas. O livro é uma bombardeio de informações, mas o autor as encaixa tão bem que não vira uma confusão sem pé nem cabeça.
Sophie, a garota que Noah tem um crush não fica por muito tempo no livro já que depois de alguns capítulos ela acaba se mudando para uma cidade vizinha, e Noah não lhe diz os sentimentos que tinha guardados. Os dois melhores amigos se desentendem, num ponto, que tanto Harry quanto Noah param de se falar, mas esse é o problema, eles nunca ficaram brigados antes.
Noah se encontra num grande impasse, não apenas sobre sua sexualidade, mas também sobre sua relação inteira com Harry, e logo aparece Jess, que logo afirma que Noah é o pai de seu filho. Com Noah e Harry brigados, a afirmação de ser o pai do bebê, uma oferta para comprar o vídeo do quarto dos dois garotos se beijando na festa e descoberta de ter um meio-irmão, o livro consegue ser uma bagunça das grandes sem ser realmente bagunçado, já que tudo faz completo sentido ao chegarmos no final.
Se olharmos para a vida de Noah, desde o primeiro parágrafo do livro até o capítulo quarenta e um, as coisas realmente vão de mal a pior, mas se serve de consolo o último capítulo não apenas esclarece todas nossas perguntas ainda abertas e junta o casal novamente.
Como uma estória que não acrescenta nada, De mal a pior logo se torna um romance marcante e um suspense curioso que percorre pela ansiedade até a palavra final.