Queria Estar Lendo 07/02/2018
Resenha: A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa
A História do Século 20 Para Quem tem Pressa, lançado pela Editora Valentina e cedida para resenha por ela, é uma escolha excelente para quem tem curiosidade sobre os principais pontos históricos do século que mudou o mundo.
Mais um volume lançado para a coleção Para Quem Tem Pressa; é surpreendente o quanto as autoras não perdem os elementos de uma escrita prática e rápida que consegue abordar inúmeros detalhes, como datas e nomes sem tratá-los de forma superficial ou sem importância. Os tópicos podem ser breves, fáceis de ler, mas nunca incompletos. E esse é um dos motivos pelos quais eu gosto tanto dessa coleção. Sempre há algo a mais para saber e um livro assim permite que isso seja feito com muita facilidade.
Antes de cada tema ser abordado propriamente, há contextualização e explicações que nos colocam em pontos que permitem o seguimento da narrativa sem dúvidas ou com falta de informações. Há também notas de rodapé que ajudam a deixar o texto mais completo.
"Espiões, espaço e esteroides:O clima de desconfiança da guerra fria criou a era dos espiões. Agentes secretos, agentes duplos e até agentes triplos estavam por toda a parte. Um deles foi Anthony Blunt, supervisor dos quadros da rainha Elizabeth II, que em 1964, teve reveladas as suas atividades como espião soviético. As polícias secretas dos países comunistas viviam à caça de dissidentes."
O livro se inicia contextualizando o final do século XIX, passando pelas guerras que modificaram a história, o fim do colonialismo e até chega ao início dos anos 2000, com um breve relato do início do século atual e expectativas do novo milênio. Passando por diversos temas, convenientes e relevantes para o século 20, a narrativa mostra um pouco de cada, seus pontos chave e partes mais importantes, dando uma boa base geral de fatos e acontecimentos que não podiam passar em branco nesses 100 anos.
Adoro o tom “jornalístico” da capa, a edição é bonita e bem organizada, mesmo que as folhas sejam brancas, a fonte, margem e espaçamentos facilitam uma leitura rápida e fluida. Além das 200 páginas é claro, o que acho ótimo para quem quer aprender mais sobre a história e não tem muito tempo sobrando.
"Um novo mundo móvel e consumista: Em 1901, a sociedade ocidental era sacudida pelas mudanças sem precedentes do século anterior. Economias agrícolas haviam sido transformadas pela Revolução Industrial: motores a vapor substituíram a energia hidráulica e a de tração animal, sendo agora utilizados em navios, trens e nos primeiros veículos movidos a motor de combustão interna, que os automóveis introduziram por volta do ano de 1890. Máquinas de fiar e tecer transformaram a indústria têxtil. Novos processos criaram produtos de ferro forjado e aço, desenvolveram a mineração do carvão. Estradas foram aprimoradas, ferrovias e canais, construídos. A invenção do telefone e do telégrafo transformou as comunicações."
Cumprindo o que promete, A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa, nos apresenta o essencial para agregar conhecimento à leitores curiosos sobre esses 100 anos tão importantes na história do mundo.
site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/02/resenha-historia-do-seculo-20-para-quem.html