Bea 21/07/2021
"[...] ? Sabe, quando eu a vi naquele armazém pela primeira vez, uma expressão me atravessou a cabeça. [...] foi ?En fin, tú?. [...]"
Poderia começar dizendo tantas coisas, mas o que vem primeiro à cabeça é sobre o quanto esse 5° livro superou minhas expectativas. Valentina sempre foi apresentada como uma garota certinha e recatada. Dava até a impressão de ser sem graça. E então, Carina Rissi nos fez ver a evolução da personagem para uma mulher corajosa e a mais forte de toda a série.
Valentina sofre muito, durante muitos anos. É angustiante ver que ela está tão desamparada e sem perspectivas para a vida no início do livro, é como se ela não tivesse ninguém com quem contar. Os amigos estavam longe, agora que ela havia se mudado da vila com a família; a madrasta fazia questão de destratá-la e o pai era o mais negligente e ausente possível. Por isso, sua principal companhia passou a ser o seu cachorro... aliás, te amo Manteguinha.
Mas mesmo com tanto sofrimento, Tina jamais deixou de ser generosa, a ponto de colocar seus princípios de lado pelo bem de uma criança. Ou colocar sua felicidade em segundo plano por medo de sua reputação atrapalhar o homem que ama. Pra ser sincera, os exemplos são incontáveis.
O espanhol Capitão Leon Navas é imponente e misterioso, e logo se mostra tão afetado por Valentina quando ela por ele.
Amo personagens masculinos sérios e decididos, que pouco deixam a transparecer, mas que, quando se apaixonam, racham a casca grossa e se tornam vulneráveis e extremamente apaixonados. E esse é Leon Navas. A cada vez que ele falava espanhol, eu derretia (ahhhhh o "Mi Sirena"). Desde a sua chegada, com apenas um olhar, já é perceptível a mudança que trouxe a vida de Valentina. E por falar em olhar, a química entre os dois é intensa, inexplicável.
A história tem mistério, que me deixou tão aflita a ponto de não conseguir parar de ler. Duas noites mal dormidas!!! Mas valeu tanto, mas tanto a pena. Tinha algumas teorias, mas quando começou a enxurrada de plots twists, fiquei sem fôlego (o que envolve Sofia, eu particularmente achei sensacional, não esperava por aquilo). Meu Deus, eu amei tudo nesse livro, nessa série. TUDO.
Os Clarkes, infelizmente, não aparecem muito nesse livro. Mas é completamente compreensível, já que a história foca apenas em Valentina. Mas quando os personagens se reúnem, dá uma sensação tão boa que é impossível não se sentir triste pelo livro estar acabando. Vou sentir muita falta dos personagens secundários também.
Carina Rissi construiu um universo tão lindo, tão prazeroso. Eu chorei e sorri tanto. Essa série vai ficar marcada no meu coração para sempre.