de Paula 24/04/2022
Arrebatador
Comecei a ler este livro enquanto esperava dar o horário de um compromisso e não consegui largar até terminar. A ideia da história foi inovadora para mim, afinal, a investigação de um crime 16 anos depois é algo difícil e só Poirot poderia solucionar.
A premissa é boa, mas a escrita envolvente da Agatha faz a jornada valer a pena. Os porquinhos foram pegos de jeito e não restou a menor margem para que o assassinato fosse solucionado de forma diferente dos tribunais da época, permitindo a Carla uma vida pacífica ao lado de seu noivo e futuro marido canadense.
Bem, com a redução para 5 suspeitos, é fácil desconfiar de quem cometeu o crime e suas tendências para fazê-lo. Mas, não é tão simples assim. Tem muitas pontas soltas e, como não tenho carisma e talento para ser uma Miss Marple, fiquei pensando obsecadamente em um dos porquinhos do início ao fim. Errei, claro, porque era muito óbvio. Mas, era mesmo? Enfim, temos que prestar a atenção aos mínimos detalhes e lembrar deles conforme a investigação ocorre.
Gostei do fim, mas, como não foi o porquinho que suspeitei, que eu acho que daria uma reviravolta incrível, além de ser bem polêmico para época, porém, Agatha não foi muito para frente neste aspecto. É uma leitura agradável e não dá para largar enquanto não se vê o fim, mas pode ser um pouco repetitivo lá pela metade, quando lemos os relatos dos porquinhos. Uma boa pedida para quem nunca leu nada da dona Christie.