@vaisetratarleitora 17/06/2023
Surpreendente
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 43º livro, publicado em 1942.
Essa história é bem diferente de todas as outras da Agatha até aqui. Temos o Poirot como detetive protagonista, mas ele não desvenda um crime que acabou de acontecer, e sim um que ocorreu há 14 anos e que o acusado já foi julgado, condenado e morreu na prisão.
Caroline Crale foi acusada de ter matado o marido envenenado. Ela nunca se disse inocente, nunca se defendeu, mas sempre insistiu que ele havia se suicidado, hipótese pouco provável dada a personalidade do marido. Sua filha, que na época tinha 5 anos, agora deseja saber a verdade, pois Caroline deixa pra ela uma carta, escrita pouco antes de morrer, dizendo que era inocente. Ela então pede que Poirot investigue e descubra o que aconteceu realmente e se sua mãe era de fato culpada, como todas as provas apontavam ou era inocente. Poirot então tem a difícil missão de conversar com as 5 pessoas que estavam presentes no dia da morte e com base nesses relatos (de 14 anos depois) descobrir a verdade.
Acho que talvez, muitas pessoas devem achar essa história um pouco maçante, pois ela passa muito tempo descrevendo o dia anterior e o dia do assassinato, já que são 5 pessoas contando a mesma história uma após a outra, separadamente. E no fim, ouvimos a versão de Poirot da história. Então eu entendo que pode ser um pouco cansativo. Por outro lado, eu achei muito legal, comparar as versões, ver os diversos pontos de vista e tentar descobrir quem estava falando a verdade ou mentindo e mentindo sobre o quê.
Eu tentei muito descobrir a verdade junto com o Poirot e consegui acertar, mas errei hsauhasuhsau Como isso é possível? Se você ler, vai descobrir, não vou dar spoiler né? Husahusahsuhs Mas isso tornou tudo muito surpreendente e o verdadeiro assassino, foi alguém de quem eu desconfiei apenas levemente, quando parti da premissa de que todos podiam ser culpados, mas como sempre, Agatha sempre escolhe alguém com o álibi perfeito, apenas pra gente descobrir que não era tão perfeito assim hsausahusahuash
Eu gostei bastante do livro e acho que valeu muito a pena a leitura. Recomendo.
___________________________________________
Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.
Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.
Esse livro foi adaptado no 1° episódio da 9° temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.
De forma geral, acho que adaptaram razoavelmente bem. Mudaram algumas coisas desnecessariamente, como a relação entre o Philip Blake e a Caroline e o final entre a filha e a assassina, mas essas mudanças não interferiram no contexto geral do desenvolvimento da história (nem no desfecho), então ok, não gostei, mas ok. Porém, de forma geral, se mantiveram razoavelmente fiéis a história original, e eu achei isso bem legal.
Nota 4/5