spoiler visualizarRomeu Felix 16/02/2023
Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Kierkegaard" de Umberto Regina, publicado em 2017 pela editora Ideias & Letras, é uma introdução à obra de Søren Kierkegaard, filósofo dinamarquês do século XIX. O autor apresenta uma análise das principais ideias do filósofo, situando-as em seu contexto histórico e cultural.
O livro está dividido em seis capítulos. No primeiro, Regina apresenta a biografia de Kierkegaard e faz uma contextualização histórica e cultural da Dinamarca da época. No segundo capítulo, o autor faz uma análise da obra "O Conceito de Angústia", abordando temas como liberdade, pecado e culpa.
O terceiro capítulo é dedicado ao livro "Temor e Tremor", no qual Kierkegaard trata do sacrifício de Isaque por Abraão e reflete sobre a ética da obediência absoluta a Deus. No quarto capítulo, Regina discute a obra "A Doença para a Morte", na qual o filósofo aborda temas como o desespero e a possibilidade da salvação.
No quinto capítulo, o autor apresenta a obra "Ou-Ou", que trata da escolha entre a vida estética, a vida ética e a vida religiosa. Por fim, no sexto e último capítulo, Regina apresenta uma análise da obra "As Obras do Amor", na qual Kierkegaard reflete sobre o amor como uma categoria ética e religiosa.
O livro é escrito em linguagem acessível e didática, tornando a obra de Kierkegaard mais acessível ao leitor não especializado. Além disso, o autor apresenta diversas citações da obra do filósofo, o que torna a leitura mais rica e estimula o leitor a aprofundar seus estudos sobre o tema.
Por: Romeu Felix Menin Junior.