Guerra e Paz, vol. II

Guerra e Paz, vol. II Leon Tolstói




Resenhas - Guerra e Paz


416 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Duana Rocha 27/04/2022

Tão natural quanto a luz do dia
Tolstói escreve sobre a vida, sobre o ser humano, sobre sentimentos, sociedade, politica, sobre a passagem do tempo. Nos mostra nossa grandeza e ao mesmo tempo nossa insignificância nos Acontecimentos Historicos. Mostra tudo com tanta clareza e naturalidade ao leitor que muitas vezes me senti como em sala de aula ouvindo aqueles raros professores que amam oq fazem e sabem passar aquilo que deseja pro outro.

Recomendo muito a leitura, nao se assustem com o numero de páginas, cada uma vale super a pena e a leitura flui muito bem.

"A ausência de sofrimento, a satisfação das necessidades e por conta disso a liberdade de escolha de uma ocupação, ou seja, de uma forma de vida, agora pareciam a Pierre a felicidade incontestável e suprema do ser humano."

Concordo tanto com Pierre! Não deveria ser tão difícil alcançar essa felicidade incontestável ?
comentários(0)comente



Matheus 25/04/2022

Livro excelente!
Definitivamente, o que mais gosto na escrita de Tolstói é a construção de seus personagens: são humanos. Ninguém é de todo bom e nem de todo mau.
São MUITOS personagens criados na história; confesso que precisei de um caderno para ir anotando nomes para não ficar totalmente perdido.
O pano de fundo histórico é de extrema importância para a construção do livro, mas, às vezes, um pouco excessivo. São muitos detalhes de campos de batalha que acabam se tornando cansativos.
Fora isso, o livro é impecável e com desfechos interessantíssimos para os diversos personagens e tramas. Imperdível!
comentários(0)comente



Kowa 25/04/2022

Ler Guerra e Paz, é uma daquelas coisas que você faz na vida e não se arrepende... Apesar de ser um livro grande e digamos complexo, se compararmos a outros livros... pode-se dizer que é incrível...
comentários(0)comente



marcosm 23/04/2022

Guerra e Paz
Gostei do livro, até mais do que esperava.
No começo, estava meio cético e demorei um pouco para 'sentir' o livro. A quantidade de personagens e com nomes meio parecidos me deixou um pouco confuso também. Todo mundo é príncipe, conde aparentemente rsrsrs. No segundo volume estava mais envolto no ambiente do livro e entendendo um pouco melhor a proposta do Tolstoy.
As análises da guerra são interessantíssimas e alguns momentos divertidas. O pessoal que lê fantasia costuma brincar com alguns autores que matam seus personagens (Martin e Steven Erikson) e cheguei a conclusão que o Tolstoy pode ter sido a inspiração deles.
O epílogo é bem filosófico e tenho que reler porque gostei muito da discussão proposta mas tem que ser digerido com calma.
Enfim, não é à toa que tem a fama que tem.
comentários(0)comente



Luh 13/04/2022

Uma obra prima
Livro sensacional e me faltam palavras para descrever a genealidade de Tolstói ao misturar a ficção com os fatos históricos. Certamente uma obra prima, com diversas indagações filosóficas, evolução de personagens e conteúdo histórico vasto.
comentários(0)comente



Mel Fernandes 09/04/2022

Maior obra literária que já li na vida!
O que falar de "Guerra e Paz"...? A essa altura da vida, eu não esperava que um livro me impressionasse tanto! Talvez eu tenha lido no momento certo, ou talvez seja simplesmente óbvio, já que é citado tantas vezes como o clássico obrigatório. Mas não. Guerra e Paz me impressionou pela humanidade, por revelar pra mim um povo parecido com o nosso em tantos aspectos, que eu nunca imaginaria em um país frio e geograficamente distante, ainda mais em uma época passada. Ao mesmo tempo, mostra um lado da história a partir da visão do povo que sofreu e encarou a invasão napoleônica como nenhum outro, e nos faz repensar muito sobre os nossos mitos e heróis ocidentais. Enfim, é um livro que vai habitar a minha mente ainda por um bom tempo depois de o ter concluído, e me fazer voltar às inúmeras marcações que fiz.
comentários(0)comente



joana 04/04/2022

Fui capaz de ler este livro...demorei mas consegui
Poderia escrever resenha sobre como esse livro foi importante, principalmente em uma época de guerra que o mundo está assistindo, mas não. Esse livro foi uma meta minha. Queria ser capaz de ler este livro. Foram muitos meses mas consegui e estou muito orgulhosa de mim porque Tolstói é bem difícil de ler por ser muita informação.
comentários(0)comente



Ana 04/04/2022

Gente esse livro é simplesmente incrível, agora sei pq é um clássico. POREEEEMMM por ser uma versão reduzida fica muito superficial os fatos e eu gosto de detalhes, muitos detalhes. Acredito que eu teria uma experiência muito melhor com a versão original
comentários(0)comente



Jóice 01/04/2022

Li esse livro em 3 meses. Talvez pelo espaçamento de tempo ou pelo momento leitora que estou, não foi fluido e não se desenrolou bem. Li também Anna Karenina e talvez essa junção tenha me deixado cansada e por isso não consegui aproveitar tanto a leitura. Pretendo reler em um momento mais a frente.
comentários(0)comente



Leco 30/03/2022

Guerra e Paz. Uma obra incrível, épica!
Concluí a leitura desta obra, dividida em 4 volumes nesta edição, em meio a esta horrível invasão russa contra a Ucrânia. Invasão que levou ao sancionamento ou a um ?cancelamento? - muito comum nos nossos dias - generalizado da Rússia. Até mesmo seus autores mais clássicos como Tolstói e Dostoiévski estão sendo ?cancelados? em universidades e instituições ocidentais neste momento, o que é uma grande bobagem.
A obra trata de um momento contrário ao atual momento. No início do século XIX, a França de Napoleão invade e controla quase toda a Europa e avança para cima da Rússia, sendo então os russos invadidos e devastados no contexto. Mas o livro não se limita às muitas manobras, movimentos e táticas de guerras que são muito bem exploradas. Trata de um contexto muito maior e complexo. A sociedade russa é mostrada com uma grande profundidade através de inúmeros personagens (é bom ter um guia para não se perder, inclusive). Ilustra a aristocracia com suas festas, fofocas, intrigas, visão de mundo, anseios, organizando casamentos lucrativos, articulando posições, cobrando e pagando favores. Mostra a vida dos militares em seus diferentes níveis hierárquicos. A vida do soldado na frente de batalha em meio as suas misérias, esfarrapados, com fome, obedecendo ordens, mais ou menos empolgados em servir os propósitos do imperador. Os oficiais e ajudantes de campo dando suporte e enviando mensagens para todos os lados, aspirando promoções e reconhecimentos. Os generais conduzindo e discutindo as táticas, participando de festividades e bailes nas pausas dos combates. Os camponeses como massa produtora, servos dos proprietários de terras, mostrando que a Rússia ainda era uma sociedade praticamente feudal. Há discussões em momentos entre alguns personagens sobre a liberdade dos camponeses, mas são casos isolados. Tolstói também entra em questões filosóficas que nos mostram como é difícil analisar o movimento da História. O que leva um povo a ir lutar em uma guerra? A ordem de um homem considerado líder? Quais são os interesses individuais que fazem as pessoas deixar os seus familiares para trás, pegar em armas e sair matando outras pessoas longe de seus lares?
Há muitos momentos de questionamentos mais ou menos densos e que muitas vezes fui incapaz de acompanhar, o que acabou sendo maçante em alguns momentos. Quando se familiariza com os muitos personagens, acaba sendo uma leitura muito fluída em sua maior parte.
Já fazia muito tempo que estava para ler Guerra e Paz. Fui influenciado na época em que ouvia o Pretinho Básico da Atlântida onde em algum momento o Marcos Piangers disse que estava lendo. Cheguei a concluir a leitura do primeiro volume em 2016 mas não segui adiante. Agora em 2021 resolvi encarar o desafio novamente.
comentários(0)comente



Jorlaíne 30/03/2022

Tolstói sempre ensinando sobre a vida!
Um romance histórico com objetivo de contrastar a realidade da vida durante a guerra, com o quadro irreal escrito pelos historiadores. Uma leitura com inúmeros aprendizados históricos, filosóficos e sociológicos. Faz você refletir sobre os comportamentos da sociedade e suas formas de governo e poder. Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Angelica.Shihara 28/03/2022

Pra quê guerra?
A guerra separa, causa discórdia, causa sofrimento, MATA inocentes, MATA sonhos e famílias.
Esse livro conta não só os bastidores de uma guerra, mas também os reflexos que ela causa na vida das pessoas envolvidas.
Desde que o mundo é mundo, quem causa guerra não dá a cara a tapa por ela, o causador joga inocentes pra lutar.
Guerra não é solução.
comentários(0)comente



Daniel Lucca 21/03/2022

Perfeito
Um romance que retrata as dores e as alegrias de um povo guerreiro. Cheio de altos e baixos Tolstoi trás além dos elementos históricos muito da moral e do relacionamento entre as pessoas da Rússia de 1800. Uma história fantástica!!!
comentários(0)comente



anarontani 20/03/2022

foi difícil terminal esse livro !!
isso pq eu ouvi ele, e apenas relia no ebook algumas partes.

achei bem sem graça, e a parte dos conflitos eu sinceramente prefiro ler na wikipédia.

q homi chato, na parte do romance ele nem se esforça pra fazer a gente gostar do casal ou das pessoas ?

todas as mulheres tiveram o pior fim, ou morreram ou se tornaram esposas exemplares.

e sim, fiquei muito irritada com todas as críticas q ele fez aos historiadores? historiadores positivistas são ruins?! são! mas quem é tolstoi pra criticar?!

por fim, ele não faz nada melhor, nem
diferente? ficou exaltando alexandre e falando mal do bonaparte. criticou e fez a msm coisa.
comentários(0)comente



Homericio 12/03/2022

POR QUE ESTE LIVRO É IMPORTANTE?
A obra se destaca pelo tamanho, conteúdo e complexidade. É ao mesmo tempo um romance, uma novela, um documento histórico russo e francês, um guia sobre estratégias de guerra, um estudo sobre comportamento social, sobre antropologia, sobre classes sociais. Retrata muito bem a aristocracia do início do século XIX russa. Escreve uma obra desse tamanhos SEM PERSONAGEM principal, mas cada um dos “principais” possui tanta personalidade, e você os acompanha por tanto tempo, que este ou aquele acaba sendo seu favorito, você torce, sente, e lamenta acontecimentos. Detalhes tornam a obra grandiosa: quando franceses conversam, conversam em francês! Quando um russo, que não domina fluentemente o francês, fala francês, o faz cometendo erros! Quando a aristocracia alta debocha e se enche de orgulho pela sua classe social, conversam entre si em francês. A evolução dos personagens em Guerra e Paz transcende qualquer outra história, e qualquer outra tentativa escrita de faze-la.

História possui mais de 600 personagens. Isso se deve ao fato de Tolstoi fazer questão de nomear muitos coadjuvantes que passam pela história uma única vez ou não desempenham papel importante na trama. Trata-se de um "humanismo literário" de Tolstoi, que sugere que todo personagem merece um nome, história, perspectiva, aspirações, defeitos e qualidades.

TEMAS TRATADOS NA OBRA:
- PATRIOTISMO
- AMOR
- STATUS (muitas vezes confrontando o status)
- FOFOCA
- PERDÃO
comentários(0)comente



416 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR