esther.crisrocha 20/08/2024
Guerra e paz conta a história da Rússia no período de 1802 a 1820, foi quando ocorreram as Guerras Napoleónicas. Então vamos ter vários pontos de vista dos personagens antes, durante e após a invasão de Napoleão a Rússia. Nessa obra a gente vai ver os personagens se amarem, odiarem, lutarem pela Rússia.
Foi um livro bem complicado de ler, devido ao tanto de personagem que aparece, porém, quanto mais eu lia mais eu conseguia entender a história. Outra coisa, é o tamanho do livro, que é gigantesco e teve horas que ficava cansada de ler ele, teve vários momentos que pensei em largar ele, mas a história estava tão interessante que decidi ler todo.
O mais legal desse livro é como o autor retrata os personagens, ele deixa os mais reais o possível, assim a gente vê eles errando, amando, questionando o sentido da vida deles. E assim, com diversos personagens que pertencem à aristocracia russa, da para ver como essas pessoas viviam e se comportavam na sociedade em paz e na guerra.
Além disso, o autor traz diversas vezes o seu ponto de vista sobre a guerra, que não é nada favorável. Ele faz isso trazendo o ponto de vista dos historiadores, mostrando que ele fez uma vasta pesquisa sobre o tema do livro, tornando ele mais próximo do real.
Tolstoi tem uma forma de escrita tão maravilhosa, que faz com que a gente entre na história e consiga imaginar direito a guerra. Apesar disso, teve algumas cenas que ele põem no livro que não gostei tanto, por ficar gráfica até demais.
Guerra e paz é um bom livro, mas a pessoa que for ler ele tem que está preparado para poder ler. O que me ajudou muito também foi achar alguns vídeos no YouTube para poder entender a história. É um livro que requer muita paciência para poder ler e saber escolher uma boa edição.