Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói




Resenhas - Guerra e Paz


416 encontrados | exibindo 391 a 406
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 27 | 28


Ju 14/08/2024

Romance, história e filosofia
O livro é muito denso, possui muitas cenas históricas e discussões filosóficas. Ironicamente, as descrições da guerra foram bastante enfadonhas de ler.Por pura ignorância da minha parte, não sabia que Tolstói era tão religioso. As descrições psicológicas dos personagens são muito interessantes e apresentam um importante elemento filosófico na sua construção. Foi uma leitura épica e quase saio derrotada :)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



esther.crisrocha 20/08/2024

Guerra e paz conta a história da Rússia no período de 1802 a 1820, foi quando ocorreram as Guerras Napoleónicas. Então vamos ter vários pontos de vista dos personagens antes, durante e após a invasão de Napoleão a Rússia. Nessa obra a gente vai ver os personagens se amarem, odiarem, lutarem pela Rússia.
Foi um livro bem complicado de ler, devido ao tanto de personagem que aparece, porém, quanto mais eu lia mais eu conseguia entender a história. Outra coisa, é o tamanho do livro, que é gigantesco e teve horas que ficava cansada de ler ele, teve vários momentos que pensei em largar ele, mas a história estava tão interessante que decidi ler todo.
O mais legal desse livro é como o autor retrata os personagens, ele deixa os mais reais o possível, assim a gente vê eles errando, amando, questionando o sentido da vida deles. E assim, com diversos personagens que pertencem à aristocracia russa, da para ver como essas pessoas viviam e se comportavam na sociedade em paz e na guerra.
Além disso, o autor traz diversas vezes o seu ponto de vista sobre a guerra, que não é nada favorável. Ele faz isso trazendo o ponto de vista dos historiadores, mostrando que ele fez uma vasta pesquisa sobre o tema do livro, tornando ele mais próximo do real.
Tolstoi tem uma forma de escrita tão maravilhosa, que faz com que a gente entre na história e consiga imaginar direito a guerra. Apesar disso, teve algumas cenas que ele põem no livro que não gostei tanto, por ficar gráfica até demais.
Guerra e paz é um bom livro, mas a pessoa que for ler ele tem que está preparado para poder ler. O que me ajudou muito também foi achar alguns vídeos no YouTube para poder entender a história. É um livro que requer muita paciência para poder ler e saber escolher uma boa edição.
comentários(0)comente



Istrelahh 22/08/2024

Precisei ler esse livro pra escola, então, como eu tinha pouco tempo, eu li ele com um audiobook que eu achei no YouTube. Terminei em dois dias e consegui entender bem a história.

Acho que pelo fato de ter sido obrigada a ler esse livro eu não gostei dele, mas tem uma história interessante. Tem treta, romance, traição, talaricagem... Nada fora do normal nesse tipo de livro.

Fala sobre a guerra da França contra a Rússia, que é o foco principal do livro, e é até interessante, pois da pra visualizar melhor. Então, pra ter uma visão histórica eu acho que pode ser uma leitura interessante.

(Não tenho nenhum senso crítico)
comentários(0)comente



Fcomics 22/08/2024

Guerra e Paz é um romance de Liev Tolstói que retrata a sociedade russa antes e durante a invasão de Napoleão Bonaparte e do seu exército à Rússia entre 1805 e 1820. O livro é considerado um clássico da literatura russa e é mundialmente aclamado como um dos maiores romances jamais escritos. 


O enredo de Guerra e Paz aprofunda os reflexos da guerra em duas famílias aristocratas, os Rostov e os Bolkónski. O livro descreve a invasão da Rússia pelo exército francês e a sua retirada, e contrasta o medo e a miséria do povo com os bailes realizados pela nobreza. O livro também mergulha na alma do povo russo para tentar descobrir o que o define. 


Tolstói imprimiu em Guerra e Paz a marca de um grande escritor, transformando o seu texto num manifesto antibélico e produzindo uma das mais pujantes histórias de amor da literatura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jorge701 11/09/2024

Conta a história da guerra que Napoleão travou em 1812 contra o império Russo; mais trata da vida do cidadão da época convivendo com a invasão da Rússia pelas tropas francesas.
comentários(0)comente



Matheus656 12/09/2024

Vamos lá
Confesso que pulei as últimas 100 páginas do livro por conta de Tolstoi ter prolixo em excesso. Consegui pegar as ideias principais do livro e de fato gostei bastante! A justificativa da nota é apenas pela prolixidade do autor e (reconheço ser algo fora da zona de conforto) por conta dos infinitos assuntos abordados que tornam a narrativa perdida e maçante em alguns momentos. Mesmo assim, é uma grande leitura de um grande escritor!!
comentários(0)comente



pão de mel 23/09/2024

Guerra, paz e fofocas
Falando de maneira cômica, esse é um livro recheado de fofocas que o Tolstói quis contar para gente, amei muito os personagens bem construídos embora dê para ver que o escritor tem um probleminha com as mulheres, achei interessante também mostrar cenas de guerra e logo em seguida a alta sociedade em bailes como se a guerra não estivesse matando milhares, apenas seguindo suas rotinas até certo ponto, infelizmente não tive oportunidade de ler o livro completo sem ser só adaptação mas espero poder ter algum dia, um ótimo livro e muito bem escrito, soube fazer eu ficar imersiva na leitura.
comentários(0)comente



Cassio65 23/09/2024

Esforço recompensado
Guerra e Paz é um livro que vai demandar esforço do leitor, principalmente se ele ainda não teve contato com literatura Russa ou não tem o costume de ler obras muito extensas. Mas o esforço é recompensado. Em Guerra e Paz, Tolstói conta, do ponto de vista dos russos, como foi a invasão de Napoleão ao país durante o período das guerras napoleônicas. Com vários núcleos de personagens, o autor mostra como diferentes estratos da sociedade foram afetados pelo conflito, desde aqueles que foram afetados apenas indiretamente, os que tiveram parentes enviados para a guerra e os próprios combatentes. Para além da narrativa ficcional, Tolstói faz várias críticas à historiografia da época referente às guerras e reflete sobre as limitações da história como forma de conhecer a verdade. Recomendo que o futuro leitor já tenha tido algum contato com romances russos antes de ler esse livro, pois os nomes de personagens bem diferentes do usual para os brasileiros somado à grande quantidade de personagens, podem dificultar a leitura.
comentários(0)comente



everlod 26/09/2024

Imersão na Russia do século XIX
Obra grandiosa nos detalhes e nos vastos panoramas, povoada por personagens complexos, humanos, universos eles mesmos.
Toda a riqueza e variedade humana encontra-se neste livro magnífico e como o autor compreende e comhece a natureza dos homens para conseguir representá-la tão bem.
Um manifesto contra a guerra. Um retrato da alta sociedade e seus costumes e preconceitos.
O contraste entre os que agem por amor e os fúteis.
Muito feliz por ter decidido pela releitura deste clássico.
comentários(0)comente



Bruno 27/09/2024

Guerra e Paz, Livro I
Ao descrever o cotidiano dos personagem e, ao mesmo tempo, os grandes acontecimentos que se sucederá à invasão de Napoleão em 1812, Tolstoi retrata uma Rússia magistral, imponente e, sobretudo, profundamente humana. (cópia da nota de contracapa).

Uma leitura muito lenta, com dezenas de personagens, estruturas familiares completas, cada um com sua devida descrição física e de personalidade. Passei dias lendo esse livro magnífico e, ao final, sinto que sentirei falta de um amigo que me acompanhou nesses últimos dias.

Copiei a nota da capa no primeiro parágrafo, qualquer tentativa de descrever esta obra seria um serviço mal feito, prefiro não fazê-lo.
comentários(0)comente



Kézia 27/09/2024

"Mundialmente aclamado como um dos maiores romances jamais escritos.".

Ansiosa pelo último livro...
comentários(0)comente



Laura Neves 01/10/2024

Tema: O Mundo.
Guerra e Paz é um romance escrito pelo autor Liev Tolstói, publicado entre 1865 e 1869, e narra a história da Rússia à época de Napoleão Bonaparte.

Tolstói retrata uma Rússia magistral, imponente e a sociedade em diversas camadas, dos camponeses ao tsar, com personagens profundos e complexos.

Leitura comovente, confusa e apaixonante.
comentários(0)comente



Bruno R. 05/10/2024

Tão bom que me deu vontade de morrer na guerra...
Sério, que espetáculo. Isso é um blockbuster em forma de livro e essa versão condensada não é o suficiente pra saciar a vontade de mais.

A forma que Tolstói caracteriza os personagens históricos é cativante. Todo mundo tem suas motivações e personalidade própria, todos eles são incríveis.

Sabe o que quero agora? Ir correndo ler a versão de quatro volumes com 1400 páginas.
comentários(0)comente



416 encontrados | exibindo 391 a 406
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 27 | 28


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR