Terra Negra

Terra Negra Cristiane Sobral




Resenhas - Terra Negra


19 encontrados | exibindo 16 a 19
1 | 2


Tibi 18/05/2023

Poemas e lindos para refletir
Os poemas trazem uma perspectiva reflexiva sobre a sociedade racista e patriarcal, valoriza as culturas afro-brasileiras em uma visão decolonial.
Recomendo muito nota 10000
comentários(0)comente



Aila Cristina 26/12/2020

Das dores aos afetos, resistimos
A poesia toca a gente de uma forma tão particular, e ao menos tempo, coletiva. Foi isso que sentir quando lia cada poema deste livro, cada estrofe e verso aqui eternizado. A Cristiane falou das dores, das alegrias, dos afetos, das possibilidades e da ancestralidade do povo preto em diáspora. Foi impossível ler sem relacionar com as minhas vivências atravessadas pelas opressões de raça, gênero e classe. Por fim, concluo, este livro, das dores aos afetos, é tudo que vivo.
comentários(0)comente



Inaiara.Lobo 28/10/2020

Esse livro me presenteou com palavras e sensações espirituais.
De ligação com a natureza, da lida diária, da lida racista, machista, da resistência e força que carregamos.
Poemas que carregarei comigo pela vida.
comentários(0)comente



Roseane 06/11/2018

Palavras que doem, afaga e liberta
Cristiane Sobral e suas poesias em Terra Negra, escancara a beleza da mulher negra e indígena.

Não se cala diante da violência e do racismo, denuncia também a violência feita pelos nossos iguais. Nossos crimes? Ser pobre, ter pele preta, orientação sexual...

Ela fala do tão super estimado falo, ?afinal, pau não é coroa?.

A infância, a maternidade, o amor, as páginas viradas, o aprender a dizer não ao que não te completa, a nossa solidão, nosso preterimento.

A beleza de nossos traços negroide, seios, lábios carnudos, o nosso crespo, a nossa cor da noite. Mas não somos apenas fetiche.

A autora reverencia quem veio antes nós, a benção meus mais velhos . O beijo, o gozo, tudo faz parte de nós. ? Para comover uma preta como eu. Traga mais do que aquilo que o racismo te deu?.
Leitura maravilhosa que é pra ser repetida varias vezes, presente perfeito pra dar pra preta em processo de descolonização do seu ser. Palavras que doem, palavras que afagam, palavras que libertam. Boa leitura.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 16 a 19
1 | 2