Lara Moreira 10/03/2021Há alguns anos despertei interesse nessa leitura de Lêdo Ivo, após o querido @fellipeernesto narrar, de forma incrível, um resumo dos primeiros capítulos desse livro. Quase impossível não sair daquele encontro literário para adquirir essa obra, confesso que a propaganda foi certeira e fiquei muito realizada com essa indicação aqui da terrinha!💖 A leitura só me fez aumentar a admiração pela sensibilidade e pelas críticas presentes na escrita de Lêdo.
📖O livro possui um movimento interessante a partir do momento que narra os passos de uma raposa que se perde no centro de Maceió. Nesse processo há uma rica construção histórica e cultural de toda a cidade e é extremante cativante vivenciar essas referências, conhecer as que já não existem, como também identificar os bairros da minha infância, carregados de cheiros e de uma memória afetiva. Mas não se enganem, esse livro é lapidado de crítica social e denuncia diversos comportamentos sociais evidenciados nos personagens: do cidadão comum ao pequeno burguês, passando por meretrizes, políticos e renomadas figuras públicas.
📖 “Alguns que não leram o livro pensaram que eu queria afirmar que Maceió era um ninho de cobras quando, na verdade, a história é a história dos alagoanos que não emigraram e que amam Maceió. Os que amam Maceió como as cobras amam seus ninhos de pedra. É essa aderência da criatura viva à paisagem”- Ledo Ivo.