O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo




Resenhas - O Arroz de Palma


302 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Aline Parreira 02/01/2023

O livro fala de família.

"Família é prato difícil de preparar"

Uma das coisas interessantes do livro, é que conta a história de uma família comum, que tem uma vida comum, simples.

Mas a forma como o autor conta a história, carregada de poesia e lirismo, faz com que ela seja cativante.

Transforma a vida de uma família comum em uma história bonita.

A história é narrada por António, que aos 88 anos, está na cozinha, preparando um almoço que reunirá, no dia seguinte, depois de muito tempo, toda a família.

Enquanto cozinha, ele conta a história da família, desde antes do seu nascimento.

E a gente mergulha com prazer nessas lembranças.
comentários(0)comente



Lívia 02/01/2023

O arroz de Palma
"Palavra mete medo, assusta. Toda palavra. A mais inofensiva, súbito, causa estrago. Uma combinação equivocada, um tom infeliz, uma vírgula precipitada ou omissa podem significar o desastre. Palavra machuca, deixa marca. Palavra mata. Palavra devia ficar guardada bem no fundo, no alto dos armários. Longe do alcance das crianças. E dos adultos. Palavra é arma. É preciso ter porte para usá-la."
comentários(0)comente



Candido Neto 01/01/2023

Não deu tempo daquele café.
Uma pessoa maravilhosa a quem eu aprendi a respeitar, querer estar perto e gostar me indicou esse livro. Disse que eu precisava ler, tínhamos de conversar sobre ele, ia me dar um quentinho no coração. Me convidou para um café se eu lesse. Mentia, não sobre o livro, sobre o café, me iludia que ia à cafeteria.
Ela mentia que tomaria café comigo. Eu fingia por fé.
Chorei exatas dezessete vezes, fui jogado das memórias do narrador às minhas tantas vezes, da família dele à minha amiúde.
Não vou poder tomar aquele café tão cedo, hoje essa amiga é uma saudade dolorosa e gostosa, assim misturado mesmo. E a saudade no singular, e a família dela é também a minha. Como diz o protagonista, família somos todos nós.
Querida, espero que demore, mas tenho tanto a te dizer, sobre os cem anos dessa família e sobre as nossas, sobre enterros e nascimentos, casamentos com pessoas novas na casa e brigas entre irmãos, sobre retornos, promessas, apostas, teimosias, arroz e café.
Ps. Que falta de sua voz. Mande um oi por sonhos.
comentários(0)comente



sofianfm 28/12/2022

O livro é uma reunião de memórias de Antonio, que, apesar de ter vivido grande parte da sua vida no Brasil, tem fortes raízes portuguesas. A história se inicia no almoço comemorativo aos 100 anos do casamento de José Custódio e Maria Romana e se perde na cronologia ao ir e vir pelo passado e presente do filho mais velho do casal, agora com 88 anos - “Sou oito e sou 80. 88: dois infinitos verticais, boa idade.” - Em diversas vezes, a narrativa traz alusões à comida, que une as principais lembranças recordadas pelo protagonista, tendo o famoso arroz como ponto principal da trama: uma tradição iniciada por Tia Palma e que se faz presente na obra de Francisco Azevedo até os últimos grãos - ou páginas.


Sabe quando você lê um livro e quer que todo mundo também tenha a satisfação de conhecê-lo? Foi assim que me senti quando terminei “O arroz de Palma”, bom de saborear cada página lentamente. É a história de uma família comum - mas o tempero faz toda a diferença! Afinal, “Família […] é à Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.” O foco principal do livro é a relação do sobrinho com a tia, sempre se entrelaçando com o tão controverso arroz, desde que Palma recolheu os 12 quilos jogados durante a cerimônia de casamento do irmão para presentear os recém casados.

A questão da humanização do idoso é muito bem introduzida através do personagem Antonio, que, como ele próprio se define, é a reunião de três pessoas em uma só: o passado, o presente e o futuro. Ele expressa desejos com relação ao seu futuro, relembra memórias do passado e sabe degustar o presente por ter a sabedoria de quem já viveu vários anos. Como imigrante, a relação entre o estrangeiro e seu país de origem também é recorrente na obra de Francisco, principalmente nas passagens dos pais e da tia, que se reconfortam ao se sentirem em contato, de alguma forma que seja, com Portugal. Inclusive, percebe-se também a insistência do protagonista em perpetuar essas raízes da família com as próximas gerações por histórias, locais e objetos importantes.

Recomendo a todos a leitura desse livro, repleto de analogias aos preparos de um prato e que o deixam com mais sabor de almoço em família!
comentários(0)comente



Gi 06/12/2022

Um pouco de arroz
Um livro encantador! Não tem com descrever tanta delicadeza em poucas páginas.
Palma após o casamento do irmão recolhe um saco de arroz que foi jogado celebrando a união dos noivos. Para ela era abençoado e levou para casa.
Essa pequena família decide vir morar no Brasil e vida vai seguindo.
Nos obstáculos encontrados, a sabedoria da Palma junto com o arroz encantado, vai abrindo caminho para uma vida mais serena.
É simplesmente incrível este livro.
Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Talita | @gosteilogoindico 24/11/2022

De emocionar
Que livro lindo! De uma simplicidade e de um amor únicos.
Como o autor mesmo menciona: "Nada de extraordinário. É que na essência, somos todos parecidos." (...)"Família é prati que, quando se acaba, nunca mais se repete."
Entrou para o top 10 da vida.
A construção da história, os personagens, a ambientação... consegui me conectar com tudo e, sem dúvidas, me emocionar.
Rodrigo 24/11/2022minha estante
Então fechou o ano literário em grande estilo!


Talita | @gosteilogoindico 26/11/2022minha estante
Ainda não fechei meu ano literário kkkk Mas acredito que uma grande leitura para aquecer o coração e indicar muito ?




Danielle.Soares 24/10/2022

Eu gostei muito. O autor disserta sobre cada situação em capítulos curtos e assim vai desenrolando a historia com uma riqueza de detalhes que é impossível parar de ler.
Um ramificação de personagens e acontecimentos contados em primeira pessoa e narrando a vida de cada um. Recomendo.
comentários(0)comente



Jaqueline 14/10/2022

Arroz de Palma
Um dos melhores livros que eu li. O enrendo é simples, porém trás reflexões tão profundas e que nunca imaginei.

A escrita do Francisco Azevedo é tão poética.

Que livro encantador!
comentários(0)comente



barbaramr7 09/10/2022

lindo, lindo, lindo! uma narrativa com personagens interessantes, com uma boa cadência e que te prende e te emociona a todo momento!
comentários(0)comente



May :) 29/09/2022

Arte em páginas
Fui à livraria e demorei mais de 1 hora para escolher 3 livros. Um dele era esse. Cada minuto que gastei escolhendo valeu muito a pena. TUDO É RIO, conjuntamente com O ARROZ DE PALMA se tornaram meus livros de cabeceira. Dois livros que ultrapassam as folhas e a tinta das palavras. São, completamente, uma obra de arte porque, com maestria, os dois autores desenham a trajetória da vida de forma poética.
Se recomendo? Sem uma dúvida. Se a vida é bela? Esses dois livros me mostraram que sim. Uma beleza composta de felicidade, dor, desafio, amor e simplicidade. Simplicidade artística, assim definiria ambos.
Obrigada aos autores pelo amor compartilhado.
comentários(0)comente



Kari 31/08/2022

Em Portugal, Palma recolhe o arroz jogado na saída da Igreja e presenteia seu irmão e cunhada pelo casamento. 12kg de arroz que acompanham a história dessa família por 100 anos. Uma leitura delicada e poética sobre família, difícil não se identificar com alguma história desse livro.
Não está entre meus livros favoritos, mas foi uma leitura bem agradável, valeu a pena saborear esse prato tão complexo que é uma familía.
"O que este veterano cozinheiro tem a dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro. Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete".
comentários(0)comente



Max 21/07/2022

Uma casa portuguesa, com certeza...
Romance de formação de um filho de portugueses emigrados ao Brasil. História de família e suas aventuras, escrita feita, por vezes, de forma pueril, mas com coração.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Analice.CalaAa 12/06/2022

?Família é um prato difícil de preparar?. Um livro levíssimo e despretensioso para falar sobre família. A família como ela é. Adorei essa leitura.
comentários(0)comente



Gigi 27/05/2022

Leitura cativante sobre família. Uma obra com cunho poético e dramático que nos remetem a reflexões.
comentários(0)comente



302 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR