spoiler visualizarmah_rosbrg 17/11/2024
"Por mais que seja uma escolha difícil, ou nós destruímos o padrão, ou o padrão nos destrói."
Esse livro é simplesmente maravilhoso e mega necessário, é uma história baseada na vida da autora e acho que é por isso que a torna tão pesada. É uma história real, que acontece com várias mulheres , o que faz da leitura desse livro bem necessária.
No começo da história você vai sentindo as emoções, se apaixona pelo Ryle junto com a Lily, então, vai sentindo as emoções junto com ela. À maneira como o relacionamento dos dois começa linda e fofa e aí começa de fato a violência e as agressões fazem você sentir diversos sentimentos diferentes, a cada cena do Ryle violentando a Lily, a cena da escada, do Imã, do surto por causa do número na capa do celular.. todas elas me doeram, conseguimos sentir a dor junto com a Lily e olha que doeu bastante. Nunca me senti tão desconfortável lendo um livro antes.
Esse livro nos faz questionar e refletir sobre o quão é difícil sair de um relacionamento abusivo, julgar do lado de fora é mole difícil é viver a relação. Nos faz pensar sobre o quão forte as mulheres tem que ser pra sair dessa situação.
A cena final, da Lily com a Emmy no colo me fez desabar em lágrimas.. Sinto que foi por causa da Emmy que ela decide enfim o divórcio, como ela mesma diz "É assim que acaba." Ela não ia deixar a filha dela passar pelo que ela passou, foi uma cena que me impactou muito. O livro inteiro na verdade.
A mensagem que a autora quis passar é mega relevante. Uma leitura que com certeza vale a pena.