letty biachi 01/03/2021falaram TÃO mal desse livro e no fim das contas eu adoreivi tanta gente no twitter (e aqui mesmo) falando que esse era o pior livro do universo grisha que comecei lendo com medo até, e com a certeza de que eu iria odiar e achar um saco, mas foi bem o contrário.
claro que tem alguns momentos bem arrastados, mas não duram muito, e são em oscilação, dava para se recuperar do "tedio", não é como em shadow and bone que a partir de uns 65% eu achei todo o resto meio sem graça, razão essa pela qual eu acabei achando siege and storm muito melhor que o primeiro. falaram que não acontecia nada na história, mas achei mais interessante.
concordo que os personagens novos são o ponto alto desse livro, nikolai mesmo roubou meu coração, porem não é só isso. aqui temos uma alina muito mais madura e forte, o que me fez gostar muito mais dela, tinha umas cenas que ela tinha que botar ordem no bagulho e eu amei o pulso firme dela. o maly pode até não ser encantador, mas não merece todo o hate que recebe, não achei nenhuma atitude dele que me estressasse, achei condizente com a personalidade dele, que tudo bem, pode não ser nada de mais pra você, mas a alina gosta, e é isso que importa; e indo contra a maioria, eu gosto dos dois juntos (e do nikolai comigo)
eu amei as cenas de ação do final, meudeus, achei o final de shadow and bone tão meia boca, mas gostei tanto desse que foi o que me fez mudar de 4 estrelas para 4,5. o livro já começa acontecendo muita coisa de uma vez, e por isso no decorrer não tem muito conflito extravagante -afinal estão montando um plano-, mas tem mini desenvolvimentos que agregam muito na história, e eu gostei de 75% das coisas que aconteceram, poucas coisas me entediaram e deixaram a leitura chata; sim, tiveram momentos que a história nao prendia em nada, mas era só continuar mais um pouco que valia a pena, e, fazendo isso, acabei lendo mais rápido que o primeiro, mesmo esse sendo maior.
o bom de ler com expectativa zerada graças a tantos comentários negativos é que me surpreendi muito positivamente, mas não pense que foi isso que me fez gostar, porque juro que por um bom tempo eu estava lendo de mente fechada achando tudo chato, mesmo que não fosse, mas mesmo assim o livro me conquistou e me fez perceber que eu só não estava aproveitando a leitura por conta de opinião alheia, e quando li por mim, ficou muito melhor e eu me permiti gostar.