Marina 13/02/2021Livros difíceis de avaliarEsse livro não é agradável. A leitura não é fluida, o enredo é lento (mais da metade do livro se passa em um único dia), e a narrativa é densa. Me lembra em alguns pontos a Clarice Lispector, na capacidade de criar histórias profundas a partir de vivências cotidianas ou simples.
Eu não tive prazer lendo, nem vontade de devorar a história, pensei em desistir no meio algumas vezes.
Ainda assim, me peguei observando meus próprios pensamentos e comportamentos de forma diferente depois de lê-lo. Sinto que o livro me mudou. Que é maior do que eu. Que me fez entender coisas que eu não entendia sobre o psicológico, o tempo, as famílias, ser mulher, ser alguém com o desejo de escrever. Acho que nada que nos faz crescer de verdade pode ser realmente agradável.
Dividido em 3 partes, a primeira conta o dia de uma família e agregados na sua casa de férias. Tudo de concreto é abordado lateralmente pela autora, o foco está na grandiosa profundidade dos personagens, especialmente da Sra. Ramsay, inspirada na mãe de Virginia Woolf, e de Lily Briscoe, que parece se misturar por vezes com a própria autora, observando e pintando o dia da família (Virginia também está buscando reproduzir esse dia, no seu caso através da escrita).
A segunda parte aborda a passagem do tempo, simbolizada pelo abandono da casa de férias. Todos os principais acontecimentos aparecem entre parênteses, a narrativa está focada nas sensações que o lugar nos traz.
Por fim, na terceira parte vemos o encerramento com o cumprimento de uma promessa/expectativa feita naquele dia retratado na primeira parte do livro. Sentimos também como a conclusão é trazida de forma visual e sensorial pelo que existe dentro dos personagens. Virgínia consegue ser 10 ao mesmo tempo na narrativa, e assim compor alguma coisa maior do que todos eles.
Eu recomendaria esse livro pra poucas pessoas, porque ele não é fácil de entender e nem de aproveitar, e pode desencorajar quem está começando a cultivar o amor pela leitura.
Para os leitores vorazes, que estão dispostos a um desafio, esse livro é capaz de transformar e tocar profundamente quem o lê com vontade.