Duda França 18/08/2023
Resumo do livro A Gata do Rio Nilo, de Lia Neiva
Olá, meus Guardiões da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro A Gata do Rio Nilo.
O livro escrito por Lia Neiva, com belas ilustrações que me causaram uma nostalgia em um tempo que eu nem era viva ainda, trás a proposta de causar curiosidade, mistério e investigação ao leitor.
Particulamente, não entendi muito bem uma gata do Egito e sua conexão com os tempos na história do Brasil. Mas continuei lendo: a história, que se inicia no período do Barroco, são cartas de um padre e seu amigo, que estão preocupados com o tal Victor Alexandre, que está doente do espírito.
Seguindo ao Romantismo, Victor Alexandre escuta o relato, num restaurante, de como um homem assassinou sua esposa envenenando-a, pois ela estava se comportando como uma prostituta naquele restaurante, fundado pelo marido.
O Realismo muda um pouco o rumo dos personagens, dedicando-se ao Epaminondas, um péssimo amigo de um personagem explorado no Naturalismo, o Dalmo, um moço porcalhão que, despejado pelos maus costumes, arranjou uma esposa apenas pra ter alguém que prepara sua comida, casando-se com Naná e adotando uma gata tigrada, a quem ele valoriza mais que sua mulher.
No Modernismo, a história realmente vai se alterar, o leitor descobrirá a máscara que Glorinha, a gata tigrada, esconde. E é no Pós-Modernismo que tudo vai explodir de confusão e esclarecimentos.
Na minha interpretação, tudo se foca nos problemas do casal Dalmo e Naná, que adota, pela relutância da mulher, uma gata tigrada apelidada carinhosamente de Glorinha, que se mostra um anjo pro seu dono, e um demônio pra sua dona. Na verdade, a gata é uma reencarnação de um deus do Egito, no momento de uma cerimônia, uma deusa, que reencarnou em Naná, mandou castrá-la, Glorinha está determinada a se vingar, infernizando a mulher.
Mais tarde, Dalmo, com suas malandragens, pedirá ajuda a Epaminondas e ao professor Victor Alexandre, que, enganado, vai mandar que Dalmo se livre de Naná, ele confundiu os nomes e pensou que Glorinha era a mulher. Dalmo envenenou-a e a esposa morreu, pra alegria da gata do Rio Nilo.