alinenotalien 08/01/2019
Caí no bait e perdi 36h da minha vida, mas segue o baile 🤷
Quando meu grupo de leitura coletiva selecionou “Um de Nós Está Mentindo” como livro do mês através de uma votação bastante acirrada, mal passou pela minha cabeça o tamanho da decepção que eu enfrentaria ao ler esse livro.
Cinco estudantes do Colégio Bayview entram numa sala de detenção, apenas 4 saem vivos. A causa da morte? Não foi um acidente, definitivamente. Lendo isso você pode estar pensando “uow, olha essa premissa que interessante!”, e caramba, eu preciso concordar com você: é sim uma premissa interessante, junto com o título chamativo do livro tem tudo pra você torcer pro livro ser muito bom. Mas não é o que acontece. Infelizmente.
A história é extremamente simples, não tem uma grande reviravolta e, quando tem, meu/minha amigo/a, é de fazer revirar os olhos de puro desgosto. A autora passa o livro inteiro expondo quem poderia ter mais motivos para ter assassinado Simon, ao ponto de eu querer segurar na mão da Karen M. McManus e dizer “eu já entendi que meio mundo queria o Simon morto, agora vamos prosseguir com a história, minha flor?”.
Outro problema é que o mistério não se sustenta ao longo das quase 400 páginas, porque,acreditem, a resposta pro crime está bem ali, logo no primeiro capítulo, se você prestar muita atenção. Se o livro tivesse a metade do número de páginas, não faria diferença nenhuma, ou talvez fosse até mais interessante, já que não teria tantas páginas para autora se perder no óbvio!
Aqui temos 4 narradores, que na verdade poderiam ser considerados um só, porque não tem diferença nenhuma entre eles! Nate, Bronwyn, Addy e Cooper não tiveram construção nenhuma, tanto que é impossível identificar a personalidade deles durante a narração. Se você não prestar atenção no nome do narrador, você não sabe quem está contando a história e fica mais perdido que a Karen M. McManus tentando conduzir uma investigação policial nesse livro.
Você acha que a polícia do Brasil é terrivelmente ruim? Companheiro/a, é porque você não viu a polícia presente em “Um de Nós Está Mentindo”. Eu nunca vi um livro/série/filme de suspense e policial com tantas falhas durante a investigação. Os caras tem na mão um blog, UM BLOG INTEIRO, onde Simon escrevia as fofocas de todos os estudantes do colégio; onde fica bem evidente o tanto de inimigos que ele poderia ter. Mas o foco fica com quem mesmo? Apenas nos 4 que estavam na detenção. Até o professor que estava presente foi ignorado, sem ser considerado suspeito. Oi??? Espalhar a privacidade de um estudante, menor de idade, aos quatro ventos pra tentar chegar a um culpado? Oi???+1 É sério isso? Usar o 4chan e não ter a mínima ideia de como o site realmente funciona? Isso pra mim mostra que a autora simplesmente jogou ali e não se deu nem ao trabalho de pesquisar sobre o que ela estava escrevendo.
E chegamos ao final, que consegue te frustrar mais do que toda a perda de tempo que a autora fez você passar andando em círculos. Sem reviravoltas. Se você prestou bem atenção no primeiro capítulo, foi aquilo mesmo que aconteceu e acabou. Matou o livro inteirinho logo no primeiro capítulo, perdeu várias horas pra chegar no óbvio e constatar a preguiça da autora de dar um desfecho melhor pra história.
“E essa 1 estrela ai, Aline, é por piedade?” E olha que talvez seja mesmo ¯\_(ツ)_/¯
Essa estrelinha ai com certeza vai pros 2 únicos pontos altos do livro, que é ser uma leitura bem rápida e mostrar o quanto a escola pode ser cruel. Se Karen fez algo de bom, com certeza foi expor a podridão que é dentro de uma escola, com temas como bullying e homofobia. A exposição de um relacionamento abusivo na pele de uma adolescente foi super importante também, ajudando as meninas a reconhecerem e tomarem uma atitude.
No mais, “Um de Nós Está Mentindo” é um bait puro e simples. História fraca, mal conduzida, com falhas grotescas e não cumpre nem um pouco o que promete.