spoiler visualizarAlex867 22/12/2023
Chato, mas ok...
Eu conheci Danielle Steel por meio desse livro. Ou não... Digo-o porque não foi o primeiro livro dela que eu li (o primeiro foi "Vale a Pena Viver"). Ocorre que uma amiga vivia a me falar sobre "Segredo de Uma Promessa", e eu, ao procurá-lo na biblioteca pública, deparei-me com a ausência dele no acervo. Assim, acabei lendo outras obras da autora até que, num Natal, a minha irmã me presenteou com o "Segredo de Uma Promessa", o qual, depois de muito procurar, havia encontrado em uma livraria sebo.
Ok, é fato que eu havia criado expectativas em relação ao romance, dados os comentários elogiosos da minha amiga. E a gente sabe que expectativa sempre resulta em frustração. Ademais, é lógico que a tal expectativa influenciou o meu olhar sobre a obra.
Além da expectativa, porém, há também um outro fator: a estória é previsível, sobretudo se você já assistiu ao menos uma novela mexicana. Veja: romance entre pessoas de classes sociais distintas, mãe dominadora, acidente, rosto desfigurado, mocinha encontra ajuda, fica com outra aparência e retorna toda poderosa, mão tenta avacalhar de novo, final feliz. Pronto.
O livro é ruim? Não exatamente... Até porque, convenhamos, esse tipo de trama folhetinesca sempre prende a gente. Então não, não é ruim. Mas também não é bom. É apenas um livro aparentemente pensado para se tornar um filme. O que, aliás, de fato aconteceu de certo modo, pois o livro foi escrito com base em um roteiro para o cinema.
"Segredo de Uma Promessa" (The Promissa, 1979) foi exibido pela primeira vez no Supercine, da Rede Globo, em 06/04/1985, sendo reprisado na Sessão da Tarde em 15/04/1988. E não, você não vai encontrar no YouTube nada além do trailer e de algumas cenas. Há alguns anos eu o assisti, em inglês, completo no YouTube, mas, infelizmente, não está mais disponível. Todavia, você consegue encontrar o DVD para comprar.
Enfim, acho que é um livro ao qual se dar uma chance, pois, como eu disse, não é ruim. Só não é bom (risos).