Paulinha 15/02/2013
"1 Litro de Lágrimas"
Postado no blog: http://pauliiinhas2.blogspot.com.br/2013/02/um-litro-de-lagrimas-manga.html
O mangá conta a história de Aya Kito, uma menina normal e feliz até descobrir que sofre de uma doença chamada Degeneração Espinocerebelar. Esta doença faz com o cérebro atrofie assim, tirando diversas capacidades da pessoa incluindo falar deixando somente a memória e a mente intactas.
Aya percebe que andava cada vez mais desajeitada e desequilibrada e assim descobre sobre sua doença. Mesmo a doença não tendo cura, ela sempre procurou ver tudo com uma visão positiva e ser otimista em relação ao seu futuro, sempre procurando fazer o tratamento da melhor forma possível. Aya começa a escrever um diário para ajudar os médicos a saberem como a doença afeta seu dia-a-dia, porém, ela adiciona seus pensamentos, medos e sonhos no papel.
O mangá é divino, eu adorei cada segundo da leitura. É uma história triste e que faz com que refletimos o valor da nossa própria vida e como a encaramos. Achei Aya um exemplo! Ela enfrentava todos os dias várias dificuldades devido a sua doença e mesmo assim estava sempre com um sorriso no rosto e pensamentos positivos, otimista, esforçada, e mostra o quando ama a vida e o quanto é bom para ela estar viva. As vezes reclamamos e fazemos uma tempestade por coisas tão pequenas, por problemas que ainda nem existem ou por simples insegurança com relação ao futuro. Aya tinha tudo para ser triste, para desistir do futuro que ela nem sabia se teria devido a doença, mas mostrou que temos de supervalorizar as coisas certas e não as erradas, era agradecida pelos seus amigos e por todas as coisas que podia fazer, mesmo que fossem pequenas. Não é à toa que o livro e o mangá fizeram tanto sucesso e agora fiquei sabendo que fizeram um dorama sobre a história (sem duvidas assistirei).