@apilhadathay 02/07/2011
MARAVILHOSO!
Quantas vezes você já se pegou pensando o que faria se voltasse no tempo, sabendo tudo o que sabe hoje? Que pessoas você apresentaria? O que inventaria, para ficar rico ou para ajudar alguém? Impediria o casamento ou a ascensão de alguém, por alguma razão? Ou a morte de alguém querido?
***
"Without the clothes, you couldn’t tell the king from a poor man."
(P. 29)
***
Nesta história, Hank, um yankee de Connecticut, viaja no tempo diretamente para a Corte do Rei Arthur em Camelot, Inglaterra, e se mete em uma porção de problemas; mas, com as vantagens do conhecimento, da previsão do tempo e da experiência de toda uma vida, ele acaba se tornando o braço direito do rei, dando um pouco de luz à Idade das Trevas e desafiando um dos maiores magos da ficção - Merlin!
Com todas as informações que ele tinha sobre o futuro, adiantou algumas invenções – o que nos faz pensar que o homem, seja quando for, tem plena capacidade de realizar qualquer coisa, com os recursos da Terra. Era uma série de grandes criações back in the Dark Ages.
Esta é uma das obras que são referência no steampunk: em plena Idade Média, armas de fogo, telefone com fio, fábricas e escolas profissionalizantes, o jornal do reino, máquinas de todos os tipos e ícones de gênero, como o barco a vapor. A obra questiona convenções sociais, diferenças econômicas, jogos de poder. Vemos a crueldade de Morgana, a inocência de um povo leigo, um texto super engraçado, cheio de boas tiradas – mesmo tendo sido escrito há tantos anos – e encaramos realidades sociais que muitas pessoas ignoram.
***
- You there! Bring me a seat!
- It would be better if you called him friend or brother.
- Brother? To a person like that?
- But we are pretending to be people like that too!
- How wonderful is truth!
(P. 39)
***
Uma série de reviravoltas marca o livro, numa trama bem amarrada e se apoiando no contexto histórico de forma que ela se torna perfeitamente verossímil. Você para e diz “Isso poderia ter acontecido mesmo”. Samuel Clemens era o verdadeiro nome do nosso querido Mark Twain, cuja obra sempre tenho prazer em ler. E recomendo este livro para todas as idades!