Amanda 23/01/2023
Você está flertando comigo?
Imagine-se em um sonho romântico tipico de um bookstan; você conhece um funcionário de uma livraria, vocês trocam conversas descontraídas e inteligentes, e como parece que o destino quer os ver juntos,ele te salva em uma estação de trem, e vocês passam a manter contato por conta de um celular desaparecido.
Tudo oque está descrito no parágrafo acima aconteceu com nossa personagem Beck, porém oque parecia um sonho, ao ser analisado de outra maneira, se torna um pesadelo, já que não é o destino que une o belo casal, que tem tanto em comum,mas sim o nosso personagem principal, o simples funcionário da livraria, que na verdade é mais complexo e obsessivo do que aparenta ser.
Através de uma narrativa única, Caroline Kepnes, nos leva para dentro da mente do stalker e sociopata, Joe, que nos conta em detalhes seus pensamentos,planos e ações no presente,e esse é o aspecto mais atraente do livro na minha opinião.
Este é um livro que me trouxe algumas reflexões e também diversas paranóias. Primeiramente queria focar, no fato de sermos óbvios e expostos demais muitas vezes,por meio de redes sociais principalmente. Hoje em apenas segundos conseguimos saber mais da vida dos outros do que das nossas próprias, e isso é incrível mas ao mesmo tempo assustador!
Em segundo,pensei bastante na escrita deste livro, sabemos que se trata de um suspense por conta da narração partir do "vilão" por assim dizer, mas e se quem narrasse fosse a vítima? Essa reflexão me fez pensar que nem sempre as ações tem ligação aos objetivos finais como imaginamos, por isso julgar e esteriotipar logo de cara é um grande erro, pois não sabemos as reais intenções da pessoa, e como dizem,quem esta de longe enxerga melhor do que quem esta de perto.
Por conta da adaptação da Netflix eu estava ansiosa por essa leitura, mas me decipcionei, esperei muitas coisas e não tive meus desejos atendidos. O início é ótimo, viciante até,porém na metade do livro pra frente,tudo fica cansativo demais, já que não tem ação alguma, apenas pensamentos monótonos de um homem louco para ir pra cama com a mocinha a todo instante.
Também os personagens são todos muito chatos, então é quase impossivel se apegar a alguém e ter um pingo de piedade. As mortes foram muito corridas, e o texto com umas 100 referências norte-americanas a cada página, que eu nem fazia ideia do que se tratavam, só piorou o fato de a leitura ser arrastada.
Pretendia ler as continuações mas não sei se vale a pena depois de tudo isso. Enfim, a primeura leitura do ano prometeu tudo e não entregou nada :(