Vinic0nst1 01/04/2024
Resenha: Você
?Você? é um livro bom, porém esquisito e que provavelmente te dará uma sensação não muito boa.
No livro acompanhamos o Joe, um gerente de uma livraria conhecendo Beck, uma jovem de se apaixonar á primeira vista, e foi isso que aconteceu com Joe, porém apenas com ele. Após Beck entrar em sua loja, Joe cria uma obsessão por ela, e a gente acompanha isso o livro todo. Com ele descobrindo sobre seus amigos, familiares, faculdade, apartamento e absolutamente tudo sobre ela. Um verdadeiro stalker. E essa é a premissa do livro, e não é uma premissa ruim, porém o livro em si não é tão bom.
Acaba que a escrita não é muita boa, tendo várias partes explicativas demais, como ficar uma página inteira pra explicar algo simples. E ficar prolongando tanto assim acaba te fazendo perder a paciência e achar uma leitura tediosa. Tem muitas cenas onde usam uma escrita formal demais, e não é isso que se espera em um livro de suspense e terror; teve diversas coisas que eu só não entendi e também não tinha o mínimo interesse de tentar entender, por não ser algo muito cativante. Acaba que a escrita realmente não me cativou e eu a achei bem chata e tediosa. E o começo ser muito parado também é algo que ajuda no tédio desse livro, pois as primeiras 100 páginas (talvez até mais) foram completamente mornas e muito paradas, o que acaba cansando. E outra coisa sobre a escrita desse livro que eu particularmente não gostei, foi o jeito que a autora decidiu se mencionar á Beck, pois sempre que ele ia se referir á ela, ele usava o ?você?, então no começo foi algo que me causou um certo engano, pois por exemplo, quando ele ia pensar algo sobre ela ser desse jeito ?você me faz sorrir?, e foi algo que na minha visão não ficou tão bom assim.
Eu achei os personagens com uma profundidade boa e bem construídos em algumas horas, e a trama também não é ruim, mas acho que podia ter sido bem melhor executado.
Algo que achei interessante no final desse livro foi o plot twist, e eu realmente consegui sentir a raiva do personagem e fiquei com uma raiva surreal da Beck. E outra coisa interessante, é que pelo livro estar sendo contado pelo ponto de vista do assassino e stalker, acaba que você também fica torcendo pra ele (a Beck ser meio sonsa também ajuda á torcer pra ele), mas mesmo assim em vários momentos você fica puto com ele.
Enfim, é um livro com bastante controversas, e mesmo não sendo um livro ruim, também não é um livro bom, e poderia ter entregado muita coisa melhor. Mas acaba que é um livro que emane ?sentimentos cinzas? ou nem exala sentimentos. E acabou que em quase todo o livro eu só queria terminar de ler logo, pois estava ficando com uma certa raiva dele por ser algo meio que inacabável, porém mesmo assim não deixa de ter partes realmente boas e que eu fiquei bastante curioso pra saber o que iria acontecer.