Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


667 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Camila 25/01/2022

A Odisseia
A forma como os deuses são retratados é bastante lúdica e com detalhes que nos fazem imaginar eles voando, ou soprando fortes ventos, causando tempestades... É um livro que provavelmente quem gosta de mitologia grega vai gostar.
comentários(0)comente



Vinícius 22/01/2022

O regresso!
A odisseia narra o retorno de Odisseu (Ulisses em latin) a sua terra natal Ítaca, onde deixará sua amada esposa Penélope, que o aguardou por longos vinte anos até o fim da guerra de Tróia, onde seu amido lutou ao lado dos gregos. Odissseu em sua empreitada de retorno passa muitos acontecimentos e confrontos e ao chegar a Ítaca ainda tem que enfrentar uma grande provação ao se degladiar com os pretendentes de Penélope, que não a deixaram em paz todo esse tempo, promovendo saques e outros trantornos em seu território. O reencontro é um dos ponto chave da história, além do relato nos capítulos anteriores de passagens importantes da história da guerra de Tróia como a estratégia do uso do famoso cavalo de pau (cavalo de Tróia). Um grande clássico, pena que não li antes. Estudar história grega tinha sido mais interessante ainda.
comentários(0)comente



chele 22/01/2022

Aventura!!

Eu adoro a loucura dos livros, como tanta coisa acontece em poucas páginas. O romance é muito lindo.

E as coisas que acontecem no livro com Odisseu, é simplesmente inaceitável que escreveram algo tão perfeito

LEIAM!!
comentários(0)comente



Thiago275 17/01/2022

Surpreendente
Tão ou mais famosa que a Ilíada, a Odisseia é o poema grego também atribuído a Homero que narra as aventuras e os percalços pelos quais passou Odisseu (ou Ulisses, na tradução latina) na volta para casa após a Guerra de Troia.

A Odisseia possui uma estrutura mais complexa que a Ilíada e pode ser dividida basicamente em três partes. A primeira delas, chamada Telemaquia, mostra Telêmaco, filho de Ulisses, que se vê entrando na idade adulta sem saber como lidar com os pretendentes à mão de sua mãe Penélope, que estão hospedados em seu palácio e vivem fazendo banquetes às suas custas.

A segunda parte, com certeza a mais famosa (apesar de ser, surpreendentemente, a mais curta) mostra Odisseu contando ele mesmo as aventuras pelas quais passou após sair de Troia, envolvendo variados seres mitológicos, como ninfas, deuses, monstros, etc.

A terceira e maior parte mostra Ulisses chegando a Ítaca, sua ilha, e tendo de lidar não só com os pretendentes à mão de sua mulher (que o julgavam morto), mas com a delicada questão de como identificar os servos ainda leais a ele.

Ao longo dos mais de 12 mil versos, escritos provavelmente em fins do século VIII a.C. ou início do VII a.C., temos contato com um protagonista que possui a coragem e a habilidade marcial do guerreiro de Troia, mas que também possui prudência, astúcia e paciência, características que permitiram que ele chegasse a Ítaca, apesar de tudo.

O que mais me surpreendeu na Odisseia foi a resolução de Ulisses em voltar para casa e a importância que a narrativa deu aos problemas que ele encontrou ao chegar lá. Ele enfrentou sereias, um ciclope antropofágico, a magia de Circe e amor sufocante de Calipso, tudo para chegar a sua amada ilha.

Talvez Homero, com isso, quisesse nos mostrar que as aventuras podem até ser boas, mas nada vai superar a volta para casa, encontrando o cão que nos reconhece após vinte anos, em nossa Ítaca particular.
comentários(0)comente



Lore.Petraccone 09/01/2022

Ulisses, o inteligente
Gostei muito deste livro, pois o personagem principal, Ulisses, com sua grande inteligência, consegue sair de situações inusitadas.
comentários(0)comente



Sukys 03/01/2022

As aventuras de Ulisses
A História conta o regresso de Ulisses, herói da Guerra de Troia que após lutar por 10 anos na guerra de Tróia e sair vencedor, provoca a ira de Poseidon, o Deus dos mares, que o pune não deixando que ele tenha uma viagem tranquila de volta apra casa. Durante sua jornada de retorno, viajou por mais 10 anos, sendo ajudado e pinido pelso deuses gregos. Passou por diversas aventuras, no mar e em terras desconhecidas, enfrentando ciclopes e usando toda sua sagacidade para escapar de outros desafios. Depois de chegar em Ítaca, sua terra natal, ainda teve de lidar com os aproveitadores de outros reinos que pretendiam se casar com sau esposa e consumiam toda sua riqueza. Uma excelente história que encanta e prende a atenção do início ao fim.

site: https://www.youtube.com/watch?v=67U_MAGFRmo
comentários(0)comente



Thami 01/01/2022

Eeee Odisseu
Foi incrível acompanhar o retorno de Odisseu pra sua casa, tantas vezes ficar p* da vida com suas decisões e posturas e por várias vezes perceber nelas um espelho. Esse livro foi uma surpresa e reforça a ideia de que as histórias que ouvimos das pessoas nunca farão jus da história que encontramos ao sentar com o livro e ler por nós mesmos. Fechada a leitura incrível da dupla Ilíada e Odisseia que só foi possível com a ajuda do melhor guia @j.a.n.alves ! ?
comentários(0)comente



w.Ever.t.On 28/12/2021

A odisseia - Homero
Uma verdadeira epopeia! Esta é uma obra literária antiga mostrando a grande história de Odisseu, que após a guerra de Tróia que durou dez anos levou outros dez pra chegar a sua cidade Ítaca, isso depois de passar por inúmeros intempéries e chegar a sua casa, enfim, e ter que lutar por sua esposa, foi ou não foi uma verdadeira "Odisseia"?!? :-)

Façam uma excelente leitura meus amigos!!!
Até mais...
@weverton.santosr
comentários(0)comente



Marcella 27/12/2021

A Odisséia é um épico que narra as aventuras de Ulisses em sua viagem de volta para casa, após a guerra de Tróia. Dividida em 24 cantos, a história tem três partes principais. Na primeira, somos apresentados à Telêmaco, filho de Ulisses, que precisa lidar com problemas no palácio: diversos pretendentes tentam desposar sua mãe Penélope, já que Ulisses está fora de casa há mais de 20 anos, provavelmente morto; enquanto Penélope tenta afastá-los e aguarda o retorno do marido, os pretendentes vão aos poucos destruindo o palácio e consumindo os bens. Na segunda parte, acompanhamos a narrativa de Ulisses e todos os percalços que enfrentou após a guerra de Tróia, até finalmente chegar à Ítaca. Por fim, na terceira parte, Ulisses se utiliza de todos os seus ardis para avaliar a situação no palácio e se vingar dos pretendentes e daqueles que não lhe honraram enquanto estava fora.
Um pouco diferente de Ilíada, Odisséia é uma narrativa mais fluida e mais fácil de acompanhar, até mesmo pelo fato de narrar acontecimentos ao longo de décadas, enquanto o primeiro épico traz apenas a história das últimas semanas da guerra.
Aqui os deuses também são personagens principais, definindo os rumos dos acontecimentos, mas de forma não tão evidente quanto em Ilíada. Atena aconselha Telêmaco e acompanha Ulisses ao longo de todas as suas aventuras; Poseidon é quem se encoleriza contra o herói e determina todos os sofrimentos que este irá enfrentar, autorizado por Zeus. Fora esses três deuses, apenas algumas entidades menores aparecem e tem relevância.
Além dos percalços de Ulisses, o destino de alguns personagens importantes da guerra é revelado ao longo da história, como o de Agamemnon, Aquiles e Menelau. Também são narrados eventos chaves, como a utilização do Cavalo de Tróia para a queda da cidade sitiada.
A edição da Penguin é sem dúvidas a melhor para conhecer essa história. Traz uma tradução muito convidativa ao leitor, e um texto de introdução extremamente rico em explicações históricas, desde as controvérsias sobre a existência do autor até as significações contidas nas passagens importantes.
comentários(0)comente



Raphael Milão 19/11/2021

Agora eu entendo porque este livro durou milhares de anos e continua sendo uma referência para uma leitura.
comentários(0)comente



Stheffany| @_citandoleituras 15/11/2021

assim, o livro não é algo que me causa um interesse gigantesco, e eu acredito na teoria de que se você lê um livro por obrigação, é óbvio que não vai gostar dele. e sim, eu realmente não gostei do livro, mas não posso dizer que odiei. teve partes que gostei sim, só achei que ele tem partes repetidas e que isso deixa a leitura mais chata. é isso!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana 12/11/2021

As vezes achava que não estava entendendo nada, aí lia mais um pouco e via que era verdade. Mas é muito bom apesar de ter algumas coisas mais difíceis de entender.
comentários(0)comente



Bruninha 11/11/2021

Foi desinteressante para mim. Não faz muito meu estilo de leitura, sei que é um livro importante e um clássico, mas não me chama muita atenção, porém tive que ler por obrigação. Mas ainda sim não é ruim, é um pouco difícil de entender mas não foi um bicho de sete cabeças.
comentários(0)comente



667 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR