Margô 02/08/2020
Verdadeiras Aventuras!
Li Odisseia, obra atribuída à Homero, ( ainda que, sem uma definição conclusiva da autoria...) com a boa sensação de quem está acompanhando um seriado de aventuras , recheado de Deuses com super-poderes, que lembram a turma da Marvel!
Cada capítulo, é um embate de vital perigo, que Ulisses, o nosso herói da Odisseia consegue se safar. É o seu retorno pra casa, após 10 anos (em Ìtaca) lutando na famosa guerra de Tróia, que também leva 10 anos, para enfim, após 20 anos, pisar na terra natal.
O retorno é difícil. A cada progresso na sua jornada, tinha um enfrentamento com seres sobrenaturais, que Ulisses usando da sua perpiscácia e uma considerável ajuda dos Deuses Olímpicos, conseguiu escapar.
Não diria que Ulisses era dono de uma força gigantesca como Hércules, ou um guerreiro imbatível tal qual Aquiles...o que o distinguia , era a sua inteligência estratégica.E foi graças ao seu raciocínio bélico, que os gregos conduziram o cavalo de Tróia, e venceram a guerra com os Troianos dentro da cidade.
Penélope, a doce esposa de Ulisses a espera pacientemente, enquanto uma multidão de admiradores disputam a sua mão para tomá-la como esposa. Ela diz que só tomará uma decisão, quando concluir o manto que está a tecer.
E nunca vai terminar...rss ( o que ela tecia durante o dia, desmanchava durante à noite). E assim foi ganhando tempo.
A versão que li, é da editora Cultural. O formato do texto é em prosa, e não em versos, como escrita originalmente, o que torna a leitura mais fluida, e o leitor fica entretido de verdade, como se estivesse assistindo um Indiana Jhones, da antiguidade.
Ao contrário do que se imagina, é uma leitura que eu diria que agrada até a "galera" adolescente. Pelo ritmo das ações, pelo suspense presente em toda a obra, e principalmente pelos seres fantásticos que surgem na narrativa ( O canto da sereia, os cíclopes, a ninfa Calipso, etc), e nesse longo retorno, a ação dos Deuses do Olimpo é que realmente ajudam Ulisses a chegar em casa para reencontrar Penélope, e seu filho Telêmaco, que Ulisses deixou com apenas um mês.
Ulisses executa os 170 abusivos pretendentes que atormentava a vida de Penélope, e a sua vida em Ìtaca volta ao curso normal.
Bem , eu não apresentei inúmeros detalhes da obra; mas, com a leitura você vai encontrar estes elementos surpresa e verá que ler Homero em versões adaptadas à prosa, não tem complexidade nenhuma.
E com certeza você entrará no ritmo da aventura!