Batman: Asilo Arkham: Os Subterrâneos da Loucura

Batman: Asilo Arkham: Os Subterrâneos da Loucura Alan Grant...



Resenhas - Batman - Asilo Arkham


3 encontrados | exibindo 1 a 3


R...... 22/07/2018

A série Túnel do Tempo se aventura no inusitado e nessa edição o diferencial está em Wayne como psiquiatra no Asilo Arkhan. Achei interessante porque de maneira subjetiva ilustrou algo que li em Saúde Mental (sem querer afirmar nada, pois não sou da área, apenas lembrando e relatando o que entendi na ocasião). Wayne é seguidor da Psicanálise, proposta por Freud, e dessa forma mantem alguns resultados positivos (com conversas e hipnose na busca de fatores desencadeantes da agressividade e confusão mental). Por outro lado, nada consegue com vilões como o Coringa. Lembrei do que li em Saúde Mental no que dizia que a proposta de Freud havia sido ultrapassada com novos entendimentos sobre neurotransmissores, que em sua deficiência orgânica seriam desencadeantes de desequilíbrios psicossomáticos. Portanto, a intervenção terapêutica requer reposição dessas substâncias, quando diagnosticado. Coisa que Wayne talvez desconhecesse e, no desajuste do Coringa, quem sabe não se aplicaria.
A HQ tem também choque dos psiquiatras do Arkhan nos métodos que deveriam ser usados (em Wayne na Psicanálise proposta por Freud e em Crane no conservadorismo de bizarrices medievais).

Também concluí que o mundo do Batman é o mais extraordinário dos quadrinhos, possibilitando muitos estudos: o bullyng no Crocodilo, a psicopatia do Coringa, a dupla personalidade (diferentes no Duas-Caras e naquele boneco tosco que nem lembro do nome), o feminismo ecológico radical (se é que me expressei direito) na Hera e por aí. Se escrevi muita bobagem é só desconsiderar, mas uma coisa é certa, se fosse um estudioso acadêmico nessa área, estaria sugestionado em fazer o TCC nesse universo doido e rico em ilustrações que é o do Batman.

Finalizando, não curti a arte (se encaixaria melhor algo sombrio), porém, a diagramação dos quadrinhos é oportuna e seria legal se a história tivesse mais páginas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR