Marcella.Pimenta 14/12/2023
Narcoterrorismo da esquerda latino americana
Uma grande reportagem que só revela que pros líderes de esquerda da América Latina, vale tudo pelo projeto socialista de poder: tráfico de drogas, corrupção, terrorismo islâmico.
O livro traz uma breve biografia de Hugo Chavez e mostra como, influenciado por Fidel Castro, ele adotou o tráfico como mecanismo de guerra irregular contra os Estados Unidos, envolvendo ainda os outros países vizinhos aliados no esquema. Não é sem a ajuda estatal que PCC, CV e o narcotráfico prosperam no Brasil. São antigos os diálogos "cabulosos".
Coutinho relata vários eventos e inclui tantos personagens (muitos desconhecidos pra quem não acompanha política) que pode ficar um pouco complicado entender cada fato e montar o quebra-cabeça.
Há também relatos sobre a ligação de Chavez com grupos terroristas islâmicos. No final, o autor não acredita que o Brasil possa virar una Venezuela (veja, em 2017, já existia esse medo). No aspecto econômico, concordo, afinal, o Brasil é um grande financiador do "sonho" socialista local (a exemplo da construção do porto de Mariel). Porém, o quadro descrito na obra quanto à violação à liberdade de imprensa e de expressão, ao triunfo do tráfico de drogas, ao Parlamento sufocado, ao Judiciário à serviço do chavismo, à corrupção de todas as instituições democráticas aponta que o nefasto espectro de Chavez ronda o Brasil.