dearmasen 14/11/2021
RESENHA: ENTRE DOIS MUNDOS
''Desejamos a todos uma boa viagem e boa sorte!''
Olá, pessoal! Finalmente estou voltando com as minhas amadas resenhas. Para isso, trago hoje a resenha do livro ''Entre dois mundos'', uma obra da autora parceira Talita Salvador, cujo gênero é a ficção científica e fantasia.
''O monitor do painel de controle apagou-se e, logo em seguida, reacendeu com números pausados aparecendo em sequência... 10, 9, 8,7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.''
Conforme a própria sinopse já menciona, Iris é uma astrônoma que trabalha há um tempo num projeto com o seu amigo Rafael. Não vou adentrar em detalhes acerca do projeto para não passar muito spoiler, mas desde já adianto que é algo de grande complexidade onde ambos investiram muito tempo e estudo. Ocorre que os jovens são surpreendidos quando Iris é chamada para participar de um projeto piloto da NASA, que colocará em prática tudo aquilo que os dois passaram anos estudando.
Insta frisar que, embora fosse um projeto realizado pelos dois, apenas Iris é chamada para fazer a viagem, fato este que gerou uma certa revolta em Rafael. Afinal, como poderia ser excluído de algo que também contou com tanta dedicação da sua parte? Esse é o primeiro ponto que se faz importante mencionar, a autora criou um rápido conflito e conseguiu solucioná-lo tão rápido quanto, de uma maneira coerente e objetiva. Isso é interessante porque deu maturidade ao enredo, mostrando a realidade que às vezes mal entendidos existem sim, e tá tudo bem pedir desculpas quando é necessário.
Enfim, sabendo disso, um determinado grupo de pesquisadores de toda parte do mundo são chamados para embarcar nessa missão, exceto o Rafael, mas não fiquem tristes por ele, o personagem exercerá um papel importante ficando do lado de cá, e o motivo da sua exclusão também foi algo que faz sentido.
A escrita da autora é leve e objetiva, com ótimas descrições dos cenários e das cenas, o que faz com que as páginas acabem fluindo com naturalidade. O livro é grande, mas isso não torna a leitura monótona, o tamanho foi essencial para que a história pudesse ser contada no seu tempo certo, sem que fosse preciso resumir momentos tão cruciais para o entendimento de como chegaram a determinado local e como lidaram com essa situação, por exemplo.
''[...] um barulho ensurdecedor tomou conta de toda a cabine e ao mesmo tempo senti meu corpo sendo pressionado contra a cadeira com um impulso para baixo. A gravidade tentando de todo jeito exercer seu poder e trazer-nos de volta ao chão, mas seu esforço era em vão, estávamos decolando.''
Muitos momentos são emocionantes, você acaba se vendo na cena. Um das pessoas que também adentra nesse projeto é o Matheus, e é um personagem no qual você se apega. É inteligente, forte, perspicaz e também divertido, a seu modo. É o personagem que, a princípio, pensei que não gostaria tanto, entretanto, posteriormente, ele que roubava a cena e mostrava para o que veio. Assim sendo, muitas coisas não saem como esperado e ele é o tipo de pessoa que você torce para que consiga resistir mais um dia em todo aquele caos que estão vivendo.
Esse é um outro ponto, embora seja um projeto piloto da NASA isso não significa que todos estão indo na mais completa segurança. Pelo contrário, justamente por tratar-se de um projeto piloto, os riscos e as consequências são inúmeras, o que faz com que a jovem astrônoma siga na busca do seu sonho tendo que deixar tantas coisas para trás. As coisas não são simples e fáceis, é tudo muito perigoso, e a ida é uma prova de dedicação e disposição total. Ou seja, é entregar-se de cabeça naquilo que está se propondo, sem olhar para trás. Isso nos faz pensar: será que realmente valia a pena arriscar a própria vida em detrimento daquilo?
A aterrisagem não é como o esperado e naquele universo novo vão ter que lidar com inúmeras dificuldades, sobretudo, aquela de ter que lidar com o luto da perda e seguir em frente em busca de uma solução mesmo estando tão abalados psicologicamente. Os personagens mostram a importância de se manterem unidos, da amizade desenvolvidas e até mesmo o quanto temos que continuar nutrindo esperanças, ainda que ela pareça ser impossível.
''Estamos aqui, mas parece que não chegamos a tempo, não é? Então é isso! Pelos menos a vista aqui é muito bonita!
Obviamente que não darei spoilers, mas nessa cena tenho que fizer que fiquei muito tocada. Isso é o que uma boa leitura faz, nos teletransportar para dentro da obra e fazer com que a gente viva tudo aquilo com os personagens. O enredo foi bem construído, não há descrição desnecessária de detalhes e cada ponto foi bem colocado com naturalidade.
''Prometa que vão conseguir sair desse inferno e voltar para a Terra, me prometa!''
Para saber como tudo isso vai terminar, vocês precisam ler o livro. Volto a dizer que é a autora tem uma escrita que faz a leitura fluir sem problema e que conseguiu construir a obra de modo preciso, claro, objetivo e convincente. A leitura me agradou bastante, foge do normal e do óbvio.
Agora me digam, já leram ''Entre dois mundos'' ou já ouviram falar desse livro? Vocês acreditam em vida fora do nosso planeta? O que acharam?
site: http://www.dearmasen.com.br/2021/11/resenha-entre-dois-mundos_14.html