zize 26/10/2023
Entreteve
- tem spoiler -
Gostei, foi fofo. Só que tenho alguns probleminhas aqui e ali, mas num geral o livro é bem ok.
Eu nunca vou com grandes expectativas para romances de época assim porque geralmente são sempre uns clichês normais, sem grandes inovações ou narrativas revolucionárias, e como era de se esperar aqui não foi diferente. Eu tava bastante animada porque a história tem essa pegada enemies to lovers e eu adoro. Acho que foi até bem feito, eles não demoram muito para se resolver, mas no tempo em que ficam se alfinetando e se implicando foi bastante divertido.
Não me senti muito dentro da época em que teoricamente o livro deveria se passar, acho que em alguns momentos foi meio atual, por assim dizer, levando em conta outros livros que já li. Eu não sei como era exatamente na época então né, mas tipo a autora não faz muita questão de explicar costumes e tal. Ainda dentro desse ?tópico? de narrativa algumas outras coisas me incomodaram, como por exemplo a descrição, que é muito estranha, uma coisa bem ruim e eu duvido muito que seja problema de tradução, acho que no idioma original deve ser assim também. Tipo, exemplo: a mão masculina, a perna feminina. Nada a ver isso, fica feio demais. Por que não usar a mão dele, a perna dela?? Enfim, às vezes o povo inventa de tentar fazer algo diferente e só fica ridículo mesmo. Além disso, chega um ponto da história que fica um pouco repetitivo, e aí passam a ter momentos que meio que ?já aconteceram? sabe.
Uma coisa que eu preciso perguntar é: Qual o problema desse povo com os funcionários deles. Sério, isso me irritou demais, achei que em muitos momentos os personagens trataram muito mal a ?criadagem?. Sendo ignorante na fala, sendo agressivo nos gestos. Me senti incomodada real. Várias vezes o Tristan, principalmente, quase acabava agredindo um. Tá todo mundo sempre prestes a sofrer um acidente porque o bonito é daquele tipo meio bruto e agressivo e fala de uma forma super ignorante. Tipo f0d4s3 que eles trabalham para você, você não pode tratar eles igual lixo sabe. Achei totalmente desnecessária essa ênfase que a autora deu nessa coisa toda?
Eu achei também algumas situações meio irreais, tipo o irmão pequeno, o Edward, às vezes vinha com umas que claramente uma criança de 8 anos (acho que é a idade dele) não falaria, exemplo: ?vocês nunca vão ganhar se continuarem flertando a noite toda? tipo até parece que uma criança falaria isso achei umas coisas meio absurdas (ou eu não convivo com crianças o suficiente, mas achei nada a ver). Além disso as tias velhas ficaram meio que sem um desfecho, porque tipo as tias do Tristan estavam conspirando pra ele e a Georgie ficarem juntos e tal, só que aí ninguém nunca descobriu isso, ou que a tia Milly tava fingindo e tudo o mais. Aliás, eu achei essa história toda mal desenvolvida, na verdade né, e pra mim essa foi uma questão que ficou totalmente solta. Tipo eu realmente tava esperando que eles descobrissem. E algumas cenas foram muito vergonha alheia. af.
Agora sobre os personagens? a Georgie é até que uma boa personagem sim, mas um tanto ingênua e ?inocente?. Ela tem esse jeitinho irônico que eu adoro, gosta de fazer uma gracinha, uma piadinha, eu gosto disso. Já sobre o Tristan, eu não consegui gostar tanto dele, já li outros livros de época onde os mocinhos eram muito melhores que esse. Achei ele meio convencido demais, agressivo e até escrotinho. Por isso até que eu fiquei meio dividida sobre o destino final dos personagens.
O final do livro acho que é a melhor parte, aquele ápice sabe. Foi muito divertido e engraçado aquelas últimas 30/40 páginas, apesar de ter achado uma cena em específico um super absurdo que eu realmente não imaginei que iria acontecer. E o final do capítulo 21 foi muito bom, a química dos personagens foi palpável, bem sexy e ousado. Porém não tenho como deixar de dizer que o final foi bem corrido e que eu senti falta de um epílogo. No mais o sentimento que fica é de que o livro poderia ser bem melhor e apesar de ter me divertido eu não leria os outros livros da série, mas se você não tem nada pra fazer e quer rir um pouco, esse livro é uma boa pedida.