Márcia 14/09/2010Luz no fim do túnelSó para começar: "Lua Azul"? "Lua Nova"?... Hmm, estranho.
Mistérios à parte só me resta avaliar o livro por si mesmo, e, sem comparações, que não caberiam de qualquer maneira, já que, de uma coisa a autora merece reconhecimento: sua história é... diferente. Não chega a ser original, mas nunca li sobre "imortais" bebedores de suco de "pedra filosofal" por aí. Enfim, bom ou não, é dela.
Perdoem-me o tom azedo do primeiro parágrafo, mas não pude evitar. Não gosto dessa série. A protagonista é um purgante de má qualidade; o "perfect boyfriend" é "perfect boyfriend" demais - o que não deixa de ser uma pena, já que ele é até fofinho, como todo namorado perfeito. Para completar o circo de horrores que é a estrutura dessa história, temos uma "gótica" sem-personalidade totalmente irrelevante na trama, e um amigo gay (típico!) que, bem, idem. O livro tem 256 páginas e poderia ter 100.
Esses defeitinhos a autora nos fez o favor de manter no segundo volume.
No entanto, vi uma melhora tímida em "Lua Azul" na chegada de um novo personagem - claro que óbvio demais e com uma bagagem cheia de buracos - que desperta no mínimo curiosidade no leitor.
Também é só.
O blá blá blá incessante de Ever sobre si mesma não termina - a pirralha é realmente irritante (implicar com o flerte da tia!? Tão "O diário da Princesa...). As maravilhas do espiritismo continuam evidênciadas e a autora ainda termina o livro no momento errado - o que me deixou com a desagradável sensação de que meu mal-estar com a Ever so vai piorar daqui para frente.
A Ava é outra personagem à parte no enredo. A autora a havia descrito como alguém equilibrado para no final da história abrir mão da sanidade da personagem. Incrível!
Falando dos aspectos positivos: a autora teve uma boa sacada em como lidar com o problema de Damen. Aliás, o problema de Damen foi uma boa sacada. Esperariamos que a Ever amadurecesse, mas não, no final ela sempre estraga tudo.
O desenvolvimento da trama em determinados momentos me surpreendeu, admito. A vontade de continuar a série foi despertada, apenas dos pesares.