Milena 30/03/2020
Manual e guia são palavras que dão a sensação de quem tem alguém querendo mandar e controlar a gente, mas juro que não é isso que acontece em Clube da luta feminista: um manual de sobrevivência (para um ambiente de trabalho machista). Jessica, autora do livro, participava de mulheres que pelo menos uma vez no mês se reunia para compartilhar frustrações pessoais e profissionais, sonhos, busca por realização pessoal e principalmente, situações machistas que aconteciam no ambiente de trabalho. Foi a partir disso que esse livro surgiu e agora viaja pelo mundo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante começar dizendo que esse livro vai te ensinar e explicar, de forma completamente simples e didática, o significado de muito termos: feminismo, machismo, patriarcado, machismo sutil, e por aí vai, que vão ficando mais claras com o contar das situações que mulheres viveram. A construção do livro foi pensada de forma parecida com as maneiras que podemos resolver as situações indelicadas que podem acontecer no ambiente profissional. Ele ficou dividido em seis partes: conheça o inimigo, conheça-te a ti mesma, campo minado para as minas, aprendendo a falar bem, não, quero dinheiro! e OQJF - O que Josh faria em meu lugar?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para finalizar, tem um guia com dicas de como os homens podem ajudar as mulheres em situações que o machismo acontece e também um histórico de alguns grupos e movimentos feministas pelo mundo. A leitura e a forma como o livro foi construído dão a sensação de que o tempo inteiro você está conversando e ouvindo uma amiga compartilhar histórias. E é curioso em como é possível se identificar com certas situações ainda que as que foram citadas aconteceram em ambientes profissionais dos Estados Unidos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mulheres, separem um tempo pra ler esse livro, anotem suas ideias para dominar o mundo e uni-vos!
______
Quer conferir outras resenhas? Me segue no Instagram!
site: https://www.instagram.com/oqueleioetc/