Letícia 29/05/2016O livro os trabalhos de Hércules conta a história dos últimos trabalhos de Hercule Poirot, um investigador brilhante, aposentado da Scotland Yard e que agora decide aposentar-se de vez da carreira de detetive.
A autora do livro, Agatha Christie, foi uma escritora britânica nascida na Inglaterra que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa. Se destacou no subgênero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de "Rainha/Dama do Crime". Durante sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.
O personagem principal do livro, Hercule Poirot, é um homem belga, baixo, com bigodes, e de uma aparência “inconfundível”. Ele é um grande detetive, e, muito ciente disso, é também muito convencido, não admitindo perder.
Durante uma conversa com um amigo, Hercule Poirot discute sobre a escolha dos nomes que os pais dão aos filhos. Seu amigo então faz uma comparação do nome do próprio detetive: Hercule, que vem de Hércules, um herói mitológico grande e forte, o total oposto do detetive.
Hercule Poirot, com ideias de se aposentar, decide então que, como grande desfecho de sua carreira irá recriar, a sua maneira, a trajetória daquele que origina seu nome. A partir de então ele só irá aceitar casos que tenham alguma referência com os famosos doze trabalhos de Hércules.
O livro então é composto por doze contos, que guiam Poirot a solução de crimes desde o Leão da Nemeia à captura de Cérbero. Mas será que ele finalmente vai se aposentar?
As histórias, assim como todas de Agatha Christie, são muito boas de se ler, os casos descritos apresentam soluções inteligentes, a leitura é fácil e fluida e, para aqueles que não tem paciência e/ou costume para histórias do tipo muito longas todos os casos são contos, portanto são curtos.
site:
http://madminds.weebly.com/blog/resenha-os-trabalhos-de-hercules