Adriano 19/07/2018
A crise espiritual do Ocidente
marquei como lido "O Julgamento Das Nações"
Escrito em 1942, no calor da 2a. Guerra Mundial, Dawson percebe que a crise européia (e mundial), era uma crise espiritual. O secularismo, que tentou substituir o cristianismo, esgotou suas possibilidades e não tinha mais resposta aos problemas humanos.
É impressionante a análise e escrita de Dawson que, mesmo sendo um texto escrito à quase 80 anos, ainda permanece atual.
Me surpreendeu a crítica dele à tecnologia, porque adianta muitos temas que seriam tratados por Jacques Ellul, por exemplo, vinte anos mais tarde.
O livro tem um caráter ensaístico, com assuntos diversos sendo tratados em cada capítulo, mas que se conectam e convergem em relação ao tema central, qual seja, a da crise do Ocidente.
Claro que por esse caráter, fica a vontade de que alguns temas sejam melhor aprofundados, mas pra isso, talvez seja necessário consultar outras obras de Dawson.
A crise espiritual que estava ocorrendo Europa na virada para o século XX está novamente se abatendo sobre o Ocidente, portanto, um livro atual e profético, necessário para refletirmos sobre os caminhos da sociedade atual.