Mr.Sandman 18/04/2024
Uma prisão dentro de uma prisão
Mais um volume extraordinário. É incrível como só melhora. A exploração do grande complexo prisional encontrado por nosso grupo sobrevivente é repleta de tensão e conflitos morais angustiantes e brutais. Um caos violento e degenerativo toma conta completamente da trama. A urgência se incrementa ao ritmo, criando uma sensação única e que parece ter vida própria em quem acompanha de fora. A prisão cria a ideia de isolamento. Quase que um isolamento da própria humanidade. Mas mesmo aquele lugar sendo uma prisão de fato, eles sempre estiveram em prisões de uma forma ou de outra. Sabem que estão cercados por zumbis, com distâncias variadas, mas sempre cercados em jaulas de morte. Numa prisão, estão presos 2 vezes.
Rick é testado cada vez mais dentro do campo da moralidade e da tomada de decisões. Um novo mundo, novas regras? Essa é a grande questão. Toda a humanidade que julgaram ter parece escorrer por entre seus dedos enquanto a loucura do mundo anterior se mistura a loucura do mundo de agora. É um peso muito grande para todos suportarem. Isso cria consequências psicológicas pesadas, que levam pessoas a cometerem atrocidades. Como lidar com tudo isso? Quais os limites? Qual a métrica dessa nova simetria? Quem deve aplicar a justiça e qual é essa justiça?
Um volume cheio de tensão tem que terminar cheio de tensão. É quase impossível não pular para o próximo volume sem pensar 2 vezes. A continuidade dos capítulos é tão direta e bem pensada dentro da premissa que as vezes você lê 3 capítulos e nem percebe. Mais uma demonstração da maestria de Kirkman e Adlard em conduzir essa grande jornada. Cada volume novo virou meu favorito e isso é muito empolgante.