Rei Édipo

Rei Édipo Sófocles
Cegalla




Resenhas - Édipo Rei


501 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Milo1 13/01/2024

Tremendamente apaixonado
Deuses, que leitura incrível. Geralmente não sou o maior fã de teatro e evito o gênero, contudo me sinto transformado pela experiência de ler Édipo.
Mais do que entrar em contato em primeira mão com uma história que definiu milênios de produção artística e intelectual, sinto como se tivesse me conectado com uma história tremendamente humana e dramática.
Se apenas lendo o texto me senti assim agora desejo imensamente ver a peça ao vivo.
Além do mais, a edição antiga da abril, "teatro vivo", é bem redonda com textos de apoio e reflexão, e um glossário informativo enxuto, mas efetivo.
comentários(0)comente



Alvin.Hercules 31/12/2023

"Édipo Rei" é uma tragédia grega clássica escrita por Sófocles no século V a.C.
O texto apresenta uma experiência única impactante com seu coro, diálogos poéticos e sua catástrofe inevitável.

A trama gira em torno de Édipo, o rei de Tebas, que, após receber uma sombria profecia, tentará a todo custo rebelar-se contra o destino, ao mesmo tempo em que, ironicamente, se afoga na sua inevitabilidade.
comentários(0)comente



marcellinha 31/12/2023

édipo rei ?
Leiturinha pra escola que foi hiper aproveitada por causa da dinâmica gostosa que meu prof propôs!

pelo fato de esse ser um livro com linguagem rebuscada junto com a falta de tempo que a gente tinha para finalizar a leitura e análise do livro, esse professor resolveu dividir a turma em grupos, e cada grupo lia uma parte selecionada e fazia um vídeo lendo interpretando como os personagens. fizemos uma apresentação em forma de seminário com análise dessas respectivas partes, e acabou que todo o mundo super entendeu e gostou do livro. palmas pro meu professor.

a gente discutiu muito o gênero literário ?tragedia? e notamos padrões em todas elas, como a subversão da ordem familiar e outros.

eu adorei a história, e fiquei morrendo de vontade de ler o resto da trilogia tebana!!!!
comentários(0)comente



Dani 28/12/2023

Um clássico é sempre um clássico. Já havia lido em outro momento da vida e parece que hoje li uma história completamente diferente da primeira. Nossa maturidade e percepção de mundo mudam demais a forma como compreendemos um clássico.
comentários(0)comente



Adri 26/12/2023

Édipo Rei
Não tenho nem palavras, livro esquisito, primeiro clássico que li para a faculdade
livro bom, li em um dia por um audiobook!
comentários(0)comente



Giovanna928 26/12/2023

Um livro simples so que não
São 112 paginas de puro entreterimento. Nao da pra fugir do destino, nos fudemos na vida e é isso. Muito bom super indico pros inicinates no estudo da mitologia grega, é um divisor de aguas.
comentários(0)comente



EHenrique 22/12/2023

Peculiar, mas muito bom?
Particularmente eu sou um amante dos contos e mitos gregos, sendo o conto de Édipo algo que eu já conhecia antes mesmo da leitura do livro. Está tragédia grega se passa logo após os principais acontecimentos que dão vida ao famoso complexo de Édipo de Freud, mostrando o pós, o descobrimento da verdade de toda a profecia recaída sobre Édipo. De forma bem teatral por ser uma dramaturgia, por isso diria peculiar, já que nem todo leitor se sente confortável com essa forma de leitura e com o vocabulário arcaico, de rústica compreensão para alguns. Tendo paciência ou gostando disso, terá uma obra clássica e deveras interessante em mãos.
comentários(0)comente



Luuaraa 19/12/2023

Trágico
Que tragédia a de Édipo não?!
Uma história de um destino bem sombrio pra nos mostrar que talvez não tenhamos como fugir de nada que já está declarado que seja nosso.
Lendo está peça pensei muito na astrologia e em uma astróloga em especial, que gosto muito, ela sempre diz, o que tem o teu nome não vai para mais ninguém, isso seja bom ou ruim. Não temos como fugir da chuva mas o máximo que podemos é evitar de nos molhar.
caio.lobo. 09/01/2024minha estante
Se pensou em astrologia, acho que pode ler Rei Lear do Shakespeare, tem uma passagem muito famosa sobre isso




Cristina 18/12/2023

Nunca tinha lido tragédia grega, e acho que comecei pelo melhor, eu achei incrível, triste e angustiante para Édipo.
comentários(0)comente



thaistergilenepilates 17/12/2023

Graças a Milan Kundera
Em a Insustentável leveza do ser, Kundera cita bastante o personagem Édipo para relacionar a vida amorosa dos protagonistas do seu romance.

Eu sempre ouvi a expressão ?complexo de Édipo? mas nunca procurei saber a respeito. Pois então, li esta tragédia de Sofocles em forma teatral onde os próprios personagens narram os acontecimentos.

Tudo ocorre de maneira muito rápida. Tem poucas páginas e numa sentada concluímos esta leitura interessante.
Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



gaby 16/12/2023

Creonte 🤬 #$%!&
Outro q li pra escola. esse foi difícil d entender mn, cada fala enorme e inutil além da linguagem quase extinta q foi usada. a salvação foi resumos e análises, e acho q depois de umas 10 posso dizer q entendi o livro todo. Após entende-lo posso afirmar q eh mto mto bom, uma tragedia classica com todos os elementos essenciais. n recomendaria por ser chato de ler, mas acho q vale a pena ler esses resumos e analises q te permitem entender perfeitamente o que acontece.
comentários(0)comente



Aurélio 15/12/2023

Muitos homens tentaram, mas nenhum conseguiu conquistar a façanha de fugir de seu próprio destino, tais como Sísifo, Jonas, e, aquele sobre qual falaremos hoje: Édipo. Muitos o conhecem da psicanálise, por causa do famoso ?complexo de Édipo? pensado pro Freud, mas aqui, falaremos dele na literatura, já que ele protagonizou uma das peças mais famosas (senão a mais famosa) de Sófocles: Édipo Rei. A história se passa em Tebas, lá, a personagem principal governa tranquilamente até que, do nada, uma febre começa a assolar a cidade, qual o motivo dessa epidemia tão repentina? Algum cidadão deve estar ?andando torto?, transgredindo a lei ou desagradando os deuses, e de fato esse era o problema. Mas quem era esse cidadão? O próprio Rei. Ao decorrer do livro, é descoberto que seu pai Laio, viu num oráculo que o seu filho iria matá-lo e casar com sua esposa. O rei, em uma tentativa desesperada de fugir do destino, manda matarem seu filho, no entanto, seu algoz se compadeceu dele e cuidou de Édipo como seu próprio filho. Alguns anos se passaram até que nosso protagonista, ao caminhar por aí, encontra um homem, discute com este, e o mata, acalorado pela querela, não acho que preciso explicar quem este homem é: seu pai, Laio. Depois disso, ele se casa com sua mãe (não lembro quando nem como) e, ao descobrir tudo isso, Édipo arranca seus próprios olhos e muito mais (não acho que preciso narrar o sofrimento dele pormenorizadamente aqui). Moral da história? Não fuja de sua sina, caso contrário, os deuses vão te sacanear mais ainda.
comentários(0)comente



anacasagrande 15/12/2023

A tal história do tal complexo de édipo
"sei bem que os bons conselhos dão como frutos os feitos bons"

"bastante tenho chorado, bastantes inquietações e pensamentos tenho agitado no meu espírito"

"Há coisas decerto bem difíceis de fazer, mas acho que são boas, se forem bons resultados"

"Spuplicas aos deuses, e eles te concederão o que podes"

"Quem não teme cometer um crime, também não se deixa aterrorizar por palavras"

"Como é terrível saber quando o saber é inútil. Tudo sabia, e tudo esqueci"

"Édipo - Em qualquer caso deves-me obediência.
Creant - A mau rei, nenhuma"

"A maior felicidade para um homem é a de aprecer feliz e logo morrer"
comentários(0)comente



triz11 06/12/2023

Fez jus ao nome que tem
Muitas palavras eu n entendi, sou meio analfabeta funcional
ele eh um rei bem justo coitado, nao tem culpa do destino que lhe foi conjurado
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR