Eduars 17/07/2009
Édipo Rei
Livro que serve para mostrar um pouco da cultura dos povos antigos que ainda não tinham maneiras de legislar e por isso usavam os mitos. O Mito de Édipo aqui tem a função social e didáscalica: NINGUÉM FOGE DO SEU DESTINO. Geralmente esse ensino era passado em praça pública pelos poetas populares: os rapsodos. Cada ouvinte entendia de modo prático o que fazer e o que não fazer. Como incitar o favor dos céus e também como não atrair as maldições divinas, enfim.
No Brasil ainda a idéia do mito é bastante usada como função didáscalica, principalmente se atentarmos para algumas histórias contadas no norte do Brasil, por exemplo: O Boto-Rosa.
O Boto-Rosa é um exemplo do mito como função social e não mera história com um fim em si mesmo. O mito do Boto-Rosa serve para precaver as moças para não darem para qualquer um, pois esse "qualquer um" pode ser um Boto-Rosa e depois de comer e lamber os dedos pode dar no pé deixando para trás a mocinha chorando pitangas com neguinho do cabobró na barriga.
Édipo Rei é livro indispensável.