Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla




Resenhas - Édipo Rei


501 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aninha 07/02/2022

Édipo Rei
Édipo Rei é um mito e uma peça feita (427a.C.) por Sófocles para uma competição em Atenas, na Grécia Antiga. Na época, ele ganhou o segundo lugar, mas a obra foi uma das mais procuradas para assistir. Aristóteles a menciona como uma das melhores obras da tragédia grega e Freud a usa como base para um Complexo na psicanálise (o Complexo de Édipo é quando o filho tem atração pela mãe). As tragédias gregas surgiram antes da Comédia e tinham como personagens principais heróis, nobres e deuses. Seu final sempre era infeliz. O teatro grego, em geral, era usado para educar a população e diverti-la.
Na história, a população de Tebas é assolada por uma peste, eles, então, recorrem ao Édipo, o homem da cidade vizinha que se casou com a rainha do reino, Jocasta, pedindo que ele os ajude. Édipo pede conselhos para o Oráculo de Delfos a fim de resolver a praga, e Apolo diz que teriam que encontrar o assassino do antigo rei e vingá-lo, mas o que Édipo não imaginava era que seu destino (que ele fez tanta questão de fugir) estaria perto de se concretizar.
Achei a escrita bem fácil, considerando que é uma história de 4 séculos antes de Cristo, mas o enredo não era de se surpreender. Acredito que como a Tragédia e a Comédia grega foram a base para toda a literatura ocidental (ocidental? Enfim, tirando a China, Japão, Árabia e esses aí né) talvez seja um enredo comum, mas admito que de um livro/peça tão curto e tão antigo é possível retirar 300 ensinamentos da ética da época, como que era errado mãe e filho serem um casal ou que o representante do povo deveria amar seu povo e fazer o que fosse melhor para eles.
comentários(0)comente



Gaby 06/02/2022

Grande obra
Eu prefiri Antígona à Édipo Rei, mas as duas foram escritas zelosamente. Só podia ser obra de um homem como Sófocles.
Antígona é uma peça incrível que mostra como nem sempre o que é legal é moral! Amei intensamente!
Recomendo muto!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rute31 27/01/2022

Édipo Rei
?Quem age sem receios não teme as palavras.?
Uma das tragédias mais dolorosas sobre o destino humano.
comentários(0)comente



Eduarda Veloso 14/01/2022

Minha primeira "peça"
Um livro diferente de tudo que eu já havia lido - em peça - com uma escrita muito confusa (por não ter hábito com esse tipo de leitura). Livro clássico para quem quer conhecer a história base do Complexo de Édipo, rápido, simples e muito legal! Valeu a experiência de ter lido uma peça, mas não sei se leria outra.
comentários(0)comente



Aquiles17 11/01/2022

Édipo Rei
Li esse livro porque fiquei interessado na psicanálise e no que Freud chamava de Complexo de Édipo.

A leitura é um pouco diferente para quem não está acostumado com as Peças Teatrais.

É um livro trágico e que leva a certa indignação, terminamos ele um pouco amortecidos com o desenrolar dos fatos.

Vale a pena ler!
comentários(0)comente



nicc 09/01/2022

td mundo dramático nesse livro cruzes
achei bom, eu já sabia do final desde o início pq eh bem previsível, mas pra um clássico bem antigo a leitura prende bastante
comentários(0)comente



amarogusta 08/01/2022

um clássico em diversos sentidos
Já conhecida a história, detive minha atenção primeiramente à edição a qual não tenho certeza de possuir o texto integral. Possuindo ou não, achei mal adaptado e os desenhos, no geral, bastante desnecessários.

É uma história necessária, se tratando de literatura "fundamental", e importante na fundação de uma das teorias mais famosas de Freud, a síndrome de Édipo. Recentemente li Kafka à beira-mar e achei que essa leitura poderia me acrescentar algo, mas não aconteceu. Cheguei às mesmas conclusões sobre destino e liberdade que quando li o romance japonês.
comentários(0)comente



Nio 04/01/2022

Grande obra
O controle do ego de Édipo tornaria a essa peça uma solução simples, contudo, o objetivo de Sófocles, obviamente, era criar uma tragédia, típica dos grandes teatros gregos - os quais dispunham também de grandiosas comédias. Enfim, grande obra, grande peça, grande manifestação da vontade personificada em egoísmo, lerei novamente e recomendarei a outros.
comentários(0)comente



Cyntia 31/12/2021

Já quero mais desse gênero!!
"Vossa existência, frágeis mortais, é aos meus olhos menos que nada. Felicidade só conheceis imaginada; vossa ilusão logo é seguida pela desdita."

Édipo é filho único, herdeiro do trono de Corinto. Depois de ser insultado por um homem embriagado, ele vai ao oráculo, em busca de respostas. Mas o que o oráculo revela, acaba o fazendo fugir de sua terra. Segundo a revelação, Édipo mataria o próprio pai e se casaria com sua mae, de quem ele próprio teria filhos.
?
Um tempo distante de sua terra, Édipo agora é rei de Tebas, um país próspero que vem vivendo anos de ruínas. Ao consultar os deuses para saber que rumo tomar no comando de seu país, ele descobre que precisa exilar ou condenar à morte o assassino do rei antecessor a ele, que ainda vive entre o povo. E é aí que Edipo vai descobrir coisas terríveis!
?
Essa é uma peça de teatro grego escrita mais de 400 anos a.C. A história é curta, mas a leitura é um pouco lenta, pela linguagem rebuscada (resultado de uma tradução direto do original).
A história é instigante e não demora acontecer as revelações.
Eu adoro teatro e adorei conhecer essa história que já estava a tempos curiosa!
comentários(0)comente



Leninha38 31/12/2021

Eu amo uma tragédia grega
Me chamo Elena e meu irmão se chama Édipo, exatamente por causa de tragédias gregas e seus fascínios. Existe algo estranhamente prazeroso em saber que o final da história não será feliz nem clichê. Édipo Rei é tão bem escrito e formulado, tão previsível e tão maravilhoso que não tem como terminar sem um gostinho de quero mais. Por mais experiências literárias assim....
comentários(0)comente



Gabriela 14/12/2021

"Conhece-te a ti mesmo!"
A peça que deu origem ao complexo de Édipo de Freud apresenta a maldição da cidade de Tebas, causada pelo rei Édipo. Desde seu nascimento, Édipo foi condenado à maldição de matar seu pai e casar-se com sua mãe, por isso foi abandonado pelo seu pai, mas de qualquer forma a previsão do oráculo se cumpriu.

Édipo conheceu a maldição pelo oráculo, e mesmo sendo de grande infortúnio o conhecimento sobre si, era necessário que o conhecesse, pois mais vale a verdade trágica do que a doçura da ilusão: "Deste homem tão poderoso, quem não sentirá inveja? No entanto, em que torrente de desgraça se precipitou Assim, não consideramos feliz nenhum ser humano, enquanto ele não tiver atingido, sem sofrer golpes de fatalidade, o termo de sua vida".

Vemos que a cultura do incesto, já na Grécia Antiga, era visto como algo amaldiçoado, o que levou à doenças e pestes que assolaram Tebas, na peça.
De grande importância cultural, filosófica e psicológica, essa peça grega deu origem também à teoria do anti-édipo de Deleuze e Guatarri, o qual tenta libertar a potência de desejo na sociedade do capitalismo, que tenta reprimir tais anseios levando à pulsão de morte, assim como ocorreu com Édipo na peça.
Dani 14/12/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler a peça de Édipo pois acho interessante essa história.


Gabriela 14/12/2021minha estante
Leia sim, Dani! É uma das maiores peças do teatro grego, e é incrível conhecer uma história que deu origem à tantas teorias.




boemillys 30/11/2021

A tragédia de Sófocles
Édipo - Aí de mim, infeliz que sou! Para onde me levam meus passos? Para onde vós minha voz, perdendo-se no ar? Meu destino, onde foste te precipitar?

Édipo Rei, dizem, expõe a maestria de Sófocles em seu apogeu. Ainda sem experiência no teatro clássico, me foi preciso uma releitura e algumas horas de leituras de apoio e, talvez por isso, posso dizer o quão incrível foi a leitura. A experiência foi proveitosa tanto pela história quanto pelo processo que passei e o conhecimento que me proporcionou.

Ademais, que tragédia. Eu já conhecia a história, mas ler ela pelas palavras do autor me foi fundamental para a apreciação - antes obsoleta, afinal, a narrativa me parecia um tanto quanto extrema. Ler a história de Édipo acabou por suscitar o meu interesse pelo teatro de Sófocles; experiência que espero que siga sendo tão proveitosa quanto essa.
comentários(0)comente



Laurinha 29/11/2021

Só desgraça!
Meu primeiro contato com tragédias gregas. Foi uma leitura bem mais tranquila do que eu imaginava, apesar do tema super pesado que trata. Imaginava desde o início a revelação (apesar de nunca ter pego spoiler da peça), mas nunca que ia pensar nesse desenrolar, foi de explodir a mente.
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |